• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

União pela saúde e caridade – Carta aberta

Veja mais notícias

internacaohospitalstellamarisO Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (IPMMI) está reassumindo esta semana a direção do Hospital Stella Maris, atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Caraguatatuba, após 1 ano de intervenção do poder público municipal.

Esse é um fato de grande importância para a população da cidade e de todo o Litoral Norte, pois representa o retorno do hospital sua vocação missionária original, com a perspectiva de melhoria e maior humanização dos serviços de saúde prestados comunidade.

O Stella Maris foi inaugurado há 62 anos por Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora do Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, uma religiosa que dedicou sua vida caridade e que hoje se encontra em processo de beatificação.

Já naquela época, ela iniciou um trabalho de ajuda aos mais necessitados de Caraguatatuba que, desprovida de qualquer assistência hospitalar, tinha necessidades urgentes na área de saúde. Entre os vários conselhos s religiosas escolhidas para cuidar do hospital, Madre Maria Teresa destacou a importância da união e da perfeita caridade.

O hospital Stella Maris é referência no atendimento público população de Caraguatatuba. Cumprindo sua missão humanitária, é hoje o maior e principal hospital do Litoral Norte, para onde convergem atendimentos de emergência, cirurgias de grande porte e partos.

O retorno do Stella Maris ao seu caráter missionário, como parte de uma grande obra social, é fruto do diálogo e do entendimento entre as partes envolvidas. Esse processo contou com a participação fundamental do bispo de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, que tem dado seu apoio ao hospital e atuação das religiosas no município.

A partir de agora, para que a população receba serviços de saúde cada vez melhores, é fundamental que o Hospital Stella Maris receba apoio integral dos poderes constituídos – municipal, estadual e federal, – visto que a maior parte de suas receitas provém de recursos do Sistema Único de Saúde, repassados por meio do Município. Também é essencial o apoio de seus colab

0ccaf836f042caa8f04de7e60b2703e2oradores, da comunidade médica, dos líderes de opinião, da imprensa e de toda a população de Caraguatatuba e do Litoral Norte, nessa trajetória de retomada da instituição.

O Hospital Stella Maris estará sempre aberto ao diálogo e ao entendimento com o poder público e com a comunidade para a superação dos desafios atuais e daqueles que se apresentarem pela frente. Acreditamos que os espíritos de conciliação, de caridade e de união, que nortearam a fundação do hospital no passado, são os mesmos alicerces sobre os quais deveremos construir as nossas bases para um futuro luminoso e promissor

Ir. Giovana do Menino Jesus, religiosa responsável pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.