Uma Bandeira pela Paz

Bandeira-da-PazO movimento da Bandeira da Paz, no Parque da Água Branca, teve início no aniversário da Cidade de São Paulo, em 25 de Janeiro de 1998, quando a Abaçaí Cultura e Arte lançou, em parceria com vários artistas e representantes de segmentos religiosos, o movimento “Upa, São Paulo! Uma mobilização permanente pela Vida”, que visa envolver o maior número possível de segmentos da sociedade, organizações sociais e setores públicos em um grande caudal, otimizando-se as ações isoladas.

A iniciativa se espalhou e agora chega cidade de Caraguatatuba, na abertura do IV Encontro das Irmandades e celebrações do Divino Espírito Santo, que será realizada no próximo dia 4 de abril, a partir das 15h, numa realização da Catedral Divino Espírito Santo – Diocese de Caraguatatuba, co-realização da Abaçaí Cultura e Arte e da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

O evento deve reunir autoridades civis e religiosas e a sociedade, e pretende envolver de modo especial jovens e adolescentes das escolas estaduais e municipais do bairro do Tinga, região central da cidade. Com o apoio da Diretoria de Ensino, a Caminhada pela Paz terá início com a implantação da bandeira da Paz na Escola Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, passando pelas escolas Antônio Alves Bernardino, EMEI Professor Lúcio Jacinto dos Santos e Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional – CIDE/Tinga, onde se encerra com o plantio de 100 mudas de árvores nativas. Em cada uma das instituições de ensino será “plantada” uma Bandeira da Paz.

Para os organizadores do evento, que marca o início do IV Encontro do Divino, este é um momento de despertar e de compromisso para uma cultura de Paz: “É preciso ir ao encontro da nossa sociedade e juventude, e plantar nela a responsabilidade por um mundo melhor, que pode acontecer a partir de iniciativas como as propostas pelo Movimento,  alimentar mobilizações permanentes pela vida; exercitar a cidadania, a solidariedade, o companheirismo e a tolerância, entre outras tantas”, afirma  Padre Alessandro H. Coelho, pároco na Catedral Divino Espírito Santo.
No mesmo dia, a partir das 20h, será realizado na Catedral do Divino, no Indaiá, o grande Encontro dos devotos do Divino. O tema deste ano, “O Divino sopra onde quer”, pretende motivar a comunidade participação dos fiéis durante todo o fim de semana, nos dias 5 e 6, quando o evento deve reunir cerca de 300 participantes e a visita de aproximadamente 1.2 mil pessoas durante a programação. Mais informações: (12) 3887.2982.

Confira abaixo a programação completa:
IV Encontro de Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo

Tema: Nossa Casa é Sagrada

De 4 a 6/4 – sexta, sábado e domingo – Catedral Divino Espírito Santo

Dia 4/4 – sexta-feira
13h30 –
Implantação da Bandeira da Paz na Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, saída da Caminhada pela Vida pelas principais ruas do bairro do Tinga, Implantação da Bandeira da Paz na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, Implantação da Bandeira da Paz na EMEI Professor Lúcio Jacinto dos Santos e Chegada da Caminhada pela Vida com Implantação da Bandeira da Paz no CIDE – Tinga com Plantio de Árvores pelo bairro

20h – “O Divino sopra onde quer” – Encontro com os devotos da Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
5/4 – sábado

8h  Credenciamento e café comunitário

9h  Abertura solene – Salão Paroquial

10h – Entronização das bandeiras, Oração inicial, Relatos (As comunidades dão-se a conhecer) e Abertura do Império