Termina a 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do regional Sul1

DSC02266

Participaram do evento cerca de 220 pessoas, entre Bispos, Padres, religiosas, leigos e leigas das dioceses de todo o estado de São Paulo, bem como representantes das equipes, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos do Regional. Entre eles, Dom José Carlos, pe. Sergio Lúcio e os convidados escolhidos pelo Conselho diocesano de Pastoral, pe. Mauro José Ramos, Fernanda Maria, do setor juventude e a senhora Sinara, leiga coord de CPP São Sebastião.Dom José Carlos presidiu a Missa de abertura.

A Diocese se prepara com as Assembléias paroquiais e a realização da assembléia diocesana que acontece no dia 5 de dezembro.

foto (1)

Nos dias 18 a 20 de outubro foi realizada em Itaici, Indaiatuba, SP, a 35ª. Assembleia das Igrejas Particulares. O tema que permeou os três dias foi: «RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA» luz dos Estudos 104 da CNBB «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia» e luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a JMJ.
Na conclusão dos trabalhos, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB  proferiu uma síntese conclusiva da Assembleia acerca da Renovação das paróquias no contexto da Nova Evangelização, lembrando as palavras do Papa Francisco, destacando três questões:

1. Testemunho dos que creem; testemunho alegre, generoso e convincente; 2. Ir ao encontro: a Nova Evangelização é um movimento renovado de quem vai ao encontro “Há necessidade do oxigênio do evangelho em toda parte”; 3. Esforço comum para um Projeto Pastoral que leve ao essencial, centrado no essencial: Jesus Cristo. Como é a Pastoral em nossas Paróquias? Elas tornam visível o essencial? O papa sublinha a importância da catequese e formação.