Reunião do Conselho de Pastoral traz formaçao e apresentação de movimentos diocesanos

DSC04786No dia 25 de abril, última quinta-feira, reuniram-se na Catedral Divino Espírito Santo, Caraguatatuba os membros do Conselho diocesano de Pastoral. O coordenador, Pe. Sergio Lúcio acolheu os presentes e após a oração, abriu espaço para o momento formativo, desta vez ministrado pelo administrador diocesano Pe. Xavier. O tema abordado foi o mesmo desenvolvido durante a Assembléia dos Bispos da CNBB, onde ele participou. O material apresentado assembléia presente Paróquia: Comunidade de Comunidades, deverá ser distribuído e estudado por todos já que propõe mudanças de comportamento, sempre com o objetivo de cada vez mais e melhor evangelizar. Estas novas diretrizes serão reapresentadas na proxima Assembléia Geral de onde deve sair um documento: “A Igreja nos está propondo uma renovação”, concluiu Pe. Xavier após pontuar alguns trechos do documento.
DSC04801A reunião contou ainda com outros temas pastorais como a apresentação de relatório de atividades do Apostolado da Oração que falou da evolução do movimento e sobre a próxima formação diocesana que será marcada pela presença do pe Roque Schineider no dia 03 de agosto,  e o Movimento da Renovação Carismática Católica que apresentou dados estatísticos do movimento na Diocese, informando também que em junho deve acontecer, em data a ser confirmada, o 1º Congresso Jovem da RCC.
A Infância Missionária também teve a oportunidade de apresentar um vídeo sobre sua história que completa 170 anos e sua missão e caminhada. Para o mês de Maio a IAM diocesana vai propor dois momentos: dia 19 de maio a Consagração (paróquial) e em 26 de maio, na Catedral, a Jornada a IAM. Em 26 de junto haverá formação para as paróquias que estejam interessadas em formar um grupo da Infância Missionária.
Entre outros assuntos a Pastoral Catequética apresentou o novo coordenador diocesano, Diego Roberto, e lembrou a todos da formação diocesana que será no dia 5 de maio próximo, na Paróquia Santo Antonio. Houve também a participação da coordenadora das Oficinas de Oração, Mirinha, que coloca-se a disposição para o trabalho de formação de grupos nas paróquias.
Próximos eventos diocesanos: 1º de Maio, Missa dos 14 anos da Diocese de Caraguatatuba, 19h30 na Catedral
18 de Maio próxima reunião do Clero diocesano (data remarcada)
21 de Setembro – Romaria diocesana a Aparecida e visita ao seminário beato Jose de Anchieta – Missa na Basílica Naconal s 10h
A reunião foi encerrada com a apresentaçao de um trecho do vídeo clipe sobre a Peregrinação da Cruz e do Ícone da JMJ na Diocese de Caraguatatuba. Pe. Xavier pediu a todos os coordenadores diocesanos que possam fazer, por escrito e enviar para o secretariado pastoral, na Cúria, uma atualização de dados, estatísticos quando possível.