Representante do Papa Bento XVI visita pela primeira vez o Litoral Norte.

Pela primeira vez a Diocese de Caraguatatuba receberá a visita do legado Pontifício do Papa Bento XVI no Brasil, Exmo. Revmo. Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’Aniello. Dom Giovanni estará em Caraguatatuba, de 9 a 11 de agosto para uma programação religiosa e pastoral participando da inauguração das novas instalações da Cúria Diocesana de Caraguatatuba no dia 10, entre outras atividades que estão sendo programadas. Às 19h30 Dom Giovanni preside Missa solene na Catedral Divino Espírito Santo e no sábado visita a cidade de São Sebastião de onde retorna para Brasília.

Dom Giovanni D´Aniello tem 57 anos, foi nomeado pelo Papa Bento XVI em fevereiro deste ano, sucedendo Dom Lorenzo Baldisseri. Arcebispo de Pesto, é doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto s Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Um núncio apostólico é o representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados e perante a Igreja local.

Inauguração da Cúria Diocesana de Caraguatatuba
Dom Antonio Carlos Altieri, administrador diocesano, arcebispo nomeado para Passo Fundo-RS, deixa mais uma marca com a inauguração da Cúria Diocesana. O espaço, assim denominado Cúria diocesana, “é o local onde se reúnem as representações de organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a Diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do Poder Judiciário, conforme pede o Direito Canônico, 469.” Numa linguagem mais comum, a Cúria diocesana é a sede administrativa e pastoral da Diocese de Caraguatatuba, que tem atualmente com 17 paróquias distribuídas nas 4 cidades do Litoral Norte.

Atento s necessidades para um melhor funcionamento e atendimento, as novas instalações foram ampliadas, criando-se um único espaço. Foram readaptadas as salas de recepção, secretaria e de atendimento do bispo diocesano, construídos novos espaços de arquivo e guarda de documentos históricos, espaço de convivência para visitantes e funcionários, salas para o Secretariado Pastoral, Assessoria de Comunicação com espaço para gravações, sala da Contabilidade,  quatro gabinetes para atendimento do Vigário Geral, Ecônomo, Chanceler e Coordenador diocesano de Pastoral, além de sala de reuniões com toda a estrutura necessária. A Cúria também ganhou uma Capela interna, estacionamento e uma nova fachada, totalmente modernizada.

Serviço: Cúria diocesana de Caraguatatuba
Rua Santos Dumont,100 – Centro – Caraguatatuba