Propostas concretas de ação para as Dioceses do Regional Sul 1 encerram 33 Assenbléia das Igrejas.

Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) encerrou neste domingo, 16, sua 33ª Assembléia das Igrejas Particulares, em Itaici, Indaiatuba (SP), O encontro teve início na sexta-feira, 14, com o tema “Conversão Pastoral e Implicação na Nova Evangelização, luz das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja do Brasil”.

Em três dias de atividades, os participantes, reunidos em grupos de reflexão, apresentaram neste último dia de assembleia, propostas concretas de ação para as Dioceses do Regional Sul 1. Dentre elas destacam-se: estado permanente de Missão; juventude como protagonista da missão; iniciação Vida Cristã; setorização paroquial e formação sobre a Palavra de Deus.

Foram destaques também a Jornada Mundial da Juventude e a 5ª Semana Social Brasileira, ambas programadas para 2013. As contribuições serão avaliadas pela Comissão Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB e, após aprovação, encaminhadas as dioceses.

O Secretário do Regional Sul 1, Dom Tarcisio Scaramussa fez recordação da Assembleia na Celebração de encerramento. Falou da comunhão das Igrejas do Regional para partilhar a disposição de conversão pastoral, e dos “assessores cheios do Espírito que abriram os horizontes de nova visão da realidade sócio-cultural e eclesial, luz das DGAE”. Disse ainda:”ficamos encantados com a riqueza contida nas DGAE, pois aprofundamos a alma que alimenta a fé e o compromisso pastoral na resposta s urgências da realidade”.

Dom Tarciso agradeceu a Deus a a todos os que colaboraram para o êxito da Assembleia das Igrejas, pela alegria e comunhão experimentadas, pela múltipla riqueza de dons das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, pelos tantos irmãos que se entregam missão evangelizadora. “Enfim, nossa Assembleia foi uma experiência de Encontro com Jesus, e, por isso, foi para nós uma experiência da Trindade”, completou.

No final da assembleia o vice-Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Moacir Silva agradeceu também a todos, pelo empenho que tiveram com a assembleia.

Setor de Comunicação da CNBB Sul 1