• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

4 Domingo do Advento

Veja mais notícias

A anunciação do nascimento de Jesus, situada em Nazaré, uma pequena aldeia, revela o plano da salvação de Deus em favor do povo oprimido. Maria, comprometida com José mediante um contrato matrimonial que durava por volta de um ano, espera a manifestação de Deus com uma fé ativa. As palavras da saudação expressam a alegria pela realização plena das profecias messiânicas (Is 12,6; Sf 3,14-20). Jesus é o Senhor, o Emanuel, a presença viva e operante de Deus no meio do seu povo (Is 7,14; Ex 3,12- 14). O menino recebe o nome de Jesus, que significa: o Senhor é salvação e será grande, sendo chamado Filho do Altíssimo. Ele reinará para sempre, realizando a promessa de Deus casa de Davi, representada por José. Deus, que manifesta sua presença na história através de sinais, como o da nuvem luminosa (Ex 40,35 e Nm 9,18-22), plenifica Maria com seu Espírito, cobrindo-a com o poder de sua sombra. A 1ª leitura ressalta a gratuidade do favor divino que estabelece Davi como rei e constrói uma casa, uma dinastia perene. A promessa de um reino estável para sempre, a esperança messiânica de restauração total realiza-se plenamente em Cristo Salvador, descendente de Davi. O/a salmista canta eternamente a bondade e a fidelidade do Senhor sua aliança. Na 2ª leitura, Deus manifesta a salvação humanidade através da obra redentora de Cristo.

2. Atualizando
Maria de Nazaré, agraciada para ser a mãe do Messias Salvador, nos ensina a acolher a vontade de Deus com uma fé ativa. Crendo como Maria, é possível construir um mundo melhor, fazendo resplandecer a presença libertadora do Senhor no seio da humanidade.

3. A palavra de Deus na celebração
Irrompe na comunidade celebrante a súplica: “Céus, deixai cair o orvalho, nuvens, chovei o justo; abra-se a terra, e brote o Salvador!” (antífona de entrada). Na proximidade da festa da salvação, com o auxílio divino, nos preparamos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério de Jesus Cristo (oração depois da comunhão).

4. Dicas e sugestões
Neste dia pode ser dada uma bênção especial para as mulheres grávidas. Confira sugestão no Dia do Senhor, Ciclo do Natal, ABC, p. 90.