• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Pastoral da Criança celebra 30 anos com Congresso Nacional em Aparecida

Veja mais notícias

A Pastoral da Criança realiza Congresso Nacional comemorativo dos seus 30 anos em Aparecida (SP), de 27 de julho a 2 de agosto. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança – criada pela médica Zilda Arns Neumann –  hoje está presente em todos os estados brasileiros e em 21 países da América Latina, África e  Ásia. No Brasil, mais de 200 mil voluntários acompanham 1,3 milhão de crianças, 70 mil gestantes e um milhão de famílias em mais de 35 mil comunidades.

O congresso vai reunir cerca de 500 participantes entre coordenadores da Pastoral da Criança de todo o país, assessores técnicos, palestrantes e outros convidados. Também participam do evento 20 representantes da Pastoral da Criança de vários países, entre eles Filipinas, Angola, Guatemala, República Dominicana, Peru e Paraguai.

Coordenadora nacional da Pastoral da Criança, irmã Vera Lúcia Altoé ressalta que   “o evento é uma oportunidade para fortalecer a missão, trocar experiências e buscar maior compreensão das diversas realidades existentes no país”. Com foco no desenvolvimento integral das crianças desde o ventre materno até os 6 anos, o programa do congresso inclui diversas oficinas e plenárias.

A Centralidade da Infância, projeto que responde ao apelo dos bispos no Documento de Aparecida para que a infância seja destinatária de ação prioritária da Igreja, da família e do Estado é um dos  destaques do programa. A ampliação das ações de vigilância nutricional para prevenção da obesidade infantil e os cuidados nos primeiros mil dias (período da gestação mais os dois primeiros anos de vida) da criança são outros temas  na agenda do congresso.

A Celebração dos 30 anos acontece no dia 29 de julho com  Missa na Basílica de Aparecida e sessão solene no Centro de Eventos, com a presença do cardeal dom Raymundo Damasceno  Assis,  presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB);  dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB; dom Aldo Di Cillo Pagotto, presidente do conselho diretor da Pastoral da Criança,  bispos referenciais da Pastoral da Criança, autoridades civis e outras personalidades.

Site : www.pastoraldacrianca.org.br

Fone (41) 2105 0229