Papa bento XVI celebra Missa de Quarta-feira de cinzas

O Papa Bento XVI falou nesta quarta-feira (13) durante a homilia da missa da Quarta-Feira de Cinzas sobre “a hipocrisia religiosa” e a busca por “aplausos e aprovação”.
As palavras do Papa foram pronunciadas durante aquela que também é a última missa de Quarta-Feira de Cinzas celebrada por ele. Em sua homilia, defendeu que o “caminho penitencial” da Quaresma não deve ser feito pelo cristão sozinho, mas “juntos, irmãos e irmãs, na Igreja”. Em seguida, citou as “divisões no corpo eclesial”, a necessidade de fortalecimento da Igreja e defendeu que “viver a Quaresma numa mais intensa e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para aqueles que estão distantes da fé ou indiferentes”.

Em referência ao apóstolo Paulo, lembrou que ele “denuncia a hipocrisia religiosa, as atitudes que buscam aplauso e aprovação” e pediu que o testemunho mais incisivo do cristão é o de quem “não serve a si mesmo e ao público, mas ao Senhor”. Ao final da homilia, Bento 16 pediu que os católicos iniciem a Quaresma “confiantes e alegres”.