Palavras de Dom José Carlos – Revista De Praia Abril/Maio

Caros leitores estamos em festa, pois nossa Diocese de Caraguatatuba completa 15 anos de existência. Dom Fernando Mason OFMConv. como primeiro Bispo diocesano foi o pai carinhoso que zelou pela infância da diocese nascente e com grande dedicação a orientou para seguir seu caminho independente. Dom Antonio Carlos Altieri SDB, como segundo Bispo diocesano deu continuidade sua formação rumo juventude. Eis-nos, pois com o coração de jovem diocese, cheia de vigor e esperança, lançando-nos para um futuro próximo querendo conquistar maturidade. Assim ousamos sonhar com vários projetos. O Papa Francisco, nos oferece como presente de aniversário a canonização do primeiro grande evangelizador das nossas praias e matas. O Apóstolo do Brasil, hoje São José de Anchieta, andou por estas paragens. Anunciou o Evangelho as comunidades indígenas do nosso litoral. O desenrolar da história gerou os caiçaras. A globalização nos trouxe a mistura de muitas raças. A fé cristã permaneceu. Hoje somos comunidade nova prosseguindo pelos caminhos do Reino. Além de São José de Anchieta, ganhamos mais dois santos: São João XXIII e São João Paulo II. Santos destes nossos tempos modernos. São João Paulo II foi quem a 03 de março de 1999 criou a Diocese de Caraguatatuba. Ao festejarmos 15 anos, ganhamos dois grandes intercessores, que tem uma ligação direta com a nossa história. Cabe nossa geração dar continuidade construção do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo, dando um rosto cada dia mais definido, nossa diocese. Iniciamos assim um quinquênio jubilar dos 15 aos 20 anos revitalizando nossas pastorais. Convido a todos os diocesanos a rezar e trabalhar pelo cultivo das vocações sacerdotais e religiosas locais. Para isso estamos organizando a Pastoral Vocacional. Nossas comunidades precisam ser cada vez mais valorizadas e servidas conforme o coração de Nosso Senhor. Para isso vamos iniciar a Escola Diaconal São José de Anchieta que irá formar novos Diáconos permanentes. Eles irão somar com nossos sacerdotes no esforço de formar novas comunidades. São José de Anchieta foi o primeiro grande discípulo-missionário da Igreja no Brasil. Por isso vamos iniciar o “Caminhando com Anchieta”, iremos num primeiro momento fazer uma caminhada missionária através das nossas praias e caminhos, uma espécie de peregrinação, pelos lugares que tantas vezes encheram os olhos do Apóstolo do Brasil. Também nós nesta peregrinação queremos encher, não só os nossos olhos com as belezas do nosso litoral, mas os nossos corações com o tempo de uma nova evangelização.

Precisamos tomar consciência de que a beleza maior do nosso litoral está na nossa gente. Na história dos humildes caiçaras escondem-se muitos valores que foram conquistados na vivência da fé cristã. As mais remotas tradições de nossas comunidades partem dos valores do Evangelho. Seria lastimável que o progresso e a globalização fizessem desaparecer a riqueza dessa herança. Por isso convido a todos os habitantes do Litoral Norte do Estado de São Paulo que constituem a família diocesana de Caraguatatuba a juntar as nossas vozes e nossos sentimentos para louvar e bendizer ao Nosso Deus pelos dons destes 15 anos de vida eclesial. No belo quadro da criação do mundo, imagino nosso litoral norte como um autógrafo do Criador. Nossa responsabilidade é amar cada dia mais nosso chão, nossa gente e nossa história. No quadro da história atual nossas boas obras e nossos melhores sentimentos sejam registrados como nossas assinaturas no novo livro que contará a história que hoje iniciamos. Que para isso o Divino Espírito Santo nos abençoe e ilumine agora e sempre. Amém!

Parabéns querida Diocese de Caraguatatuba!