Palavra do Pastor – despedida

Queridos  Irmãos e Amigos,

Com terna e serena confiança e na alegria dos que realizaram na História da Salvação a vontade de Deus, qualifico de indescritível e intransferível a rica experiência do serviço episcopal em Caraguatatuba que me foi confiado por Deus, há seis anos atrás, na pessoa  do nosso Papa Bento XVI !
 A Graça de Deus não só não faltou neste tempo como foi abundante sobre as Comemorações e Celebrações bem como nas Iniciativas e Projetos de Evangelização  coroados de êxito sobretudo na colheita dos frutos significativos  dos 18 novos sacerdotes que a Providência nos presenteou neste verdadeiro “Kairòs”!
 Quero deixar meu cordial profundo e paterno agradecimento a todos os Batizados, Consagrados, Ministros, Seminaristas, Diáconos e Sacerdotes bem como a todos os de Boa Vontade que, em inteligente sinergia, nos ajudaram a concretizar o Projeto de Deus na Igreja do Litoral Norte !  A todos quero convidar a agradecermos juntos a materna, discreta e constante proteção de Maria a cheia de Graças, e, sobretudo ao Espírito Santo de Deus que nos chamou, formou e enviou em Missão !!!
 Quero ainda, neste momento particular da minha vida, tornar meus os sentimentos do Cardeal Pirônio que assim se expressou um dia:  “Quantas coisas já tivemos que deixar em nossas vidas… Quantas pessoas, de quem gostávamos de todo coração, tivemos que deixar em nosso caminho, para encontrá-las e assumí-las de outra maneira !  Quando as amamos de verdade, tais pessoas nunca saem da sinceridade de nosso afeto. Continuamos conservando-as em nosso coração amplamente dilatado em seus espaços de caridade, e, elas continuarão sentindo a fecundidade do nosso amor,  feito agora  de:  silêncio  e desprendimento” !!!
Desejo, acima de tudo, continuar disponível vontade do Pai, agora em Passo Fundo – RS, para onde o Santo Padre me envia, sendo o mesmo humilde servidor, a fim de continuar colaborando na consolidação do seu Projeto de AMOR  !
Com essa atitude penso estar sendo fiel ao meu lema sacerdotal:  “SIM PAI !  sempre e em tudo o que for do teu agrado”…(cfr.Mt 11, 25-27) e ao meu lema episcopal : “Nós acreditamos no AMOR” (cfr. 1Gv 4,16) !
Na certeza da comunhão de preces e na esperança de servir sempre mais e melhor despeço-me cordialmente pedindo que Deus continue abençoando a todos e a cada um agora e para sempre. Amém !
                                                                                        + Antonio Carlos Altieri
Administrador Diocesano de Caraguatatuba – Arcebispo nomeado de Passo-Fundo -RS