“O trabalho é o alimento das almas generosas” (Sêneca)

O trabalho é um dom que o ser humano recebeu de Deus e com ele pode suprir suas necessidades mais fundamentais. Diziam os mais antigos que “mente vazia é oficina do diabo”. E é verdade: o trabalho enobrece e dignifica o homem. As Escrituras lembram que o ser humano deve viver do trabalho de suas mãos e são Paulo recorda que quem não trabalha também não deve comer. Embora nem sempre as nossas disposições estejam plenas para o trabalho, nele somos renovados e encontramos a realização que buscamos para um futuro e uma vida melhores. Trabalhar num ambiente sadio e com a devida dignidade que merece o trabalhador é também uma oportunidade de nos assemelharmos a Deus, que é trabalhador. Jesus recebeu de seu pai, são José, a profissão. Era carpinteiro. foi um trabalhador para não se tornar um peso a ninguém. Os discípulos seguiram seu exemplo e assim o faz a Igreja de Cristo. Deus está constantemente trabalhando pela nossa salvação. Deixe ele modelar e dar forma ao novo homem e a nova mulher que devem nascer a cada dia do evangelho. Deus quer e precisa trabalhar em nós e por nós para nossa salvação.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba