“O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo, porque tem que dizer alguma coisa.” (Platão)

Vivemos em um tempo de intensa comunicação. As novas tecnologias favoreceram o contato entre as pessoas e a comunicação no mundo todo. Entretanto, apresentam características não tão positivas: a velocidade na comunicação pode trazer consigo a superficialidade na mesma. Falamos muito e dizemos muito pouco. Neste sentido, deve o ser humano buscar a sabedoria no que diz, abrindo sua mente e seu coração a reflexão e aprofundamento do que diz. Isso exige silêncio, tempo e esforço.  Adquirir a capacidade reflexiva de nossa comunicação nos faz sábios. Sabedoria é dom de Deus, devemos pedir e exercitar tal dom. Todo dom é tarefa. Jesus, autor da sabedoria e a própria sabedoria, nos quer comunicar a essência de nossa vida: ele nos revela o projeto amoroso de salvação que nos vem do Pai. Jesus revela a sabedoria que gera vida e salvação. Buscar a sabedoria com o coração sincero  é alcançar a centralidade da vida, encontrar o elã que nos encaminha para a perfeita alegria. Não sejamos tolos e não joguemos palavra ao vento. Toda sabedoria quer comunicar. Toda comunicação pretende revelar o que está oculto. Deixemos transparecer com clarevidência a bondade da alma humana, que no seu centro vital, acolhe e experimenta o Deus da salvação e da vida, o Deus de toda sabedoria.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba