• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

O Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis deixa a sua mensagem de Natal

Veja mais notícias

“Estamos no Advento. Tempo de preparação para o Natal. A Igreja cuida em preparar cada um de nós para viver plenamente o mistério da Encarnação do Verbo, concebido virginalmente por Maria Santíssima, e da vinda salvadora de Jesus. Nenhuma outra atividade deveria ser obstáculo para o nosso encontro com Jesus.
No entanto, somos constantemente estimulados ao consumo exagerado. As propagandas, as vitrines, as lojas, as luzes, o Papai Noel. enfim, tudo é apresentado de modo como se a felicidade estivesse condicionada unicamente ao ter. É claro que não há nenhum mal em dar e receber presentes. Isto é uma forma de demonstrar carinho e gratidão a quem a gente gosta. O perigo está em reduzir o Natal apenas a uma festa comercial, em que somente é feliz quem pode comprar e ter mais. Esquece-se o verdadeiro significado que deve ter a preparação do Natal.
Mas, afinal, o que o Natal deveria ser?
Deveria ser a lembrança viva que o Filho de Deus assumiu a condição humana e veio habitar entre nós, para trazer a Salvação a todos. Somente em Jesus encontramos a verdadeira alegria e experimentamos o amor infinito de Deus por nós. “Tanto Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho Único” (Jo 3,16). Deveria ser oportunidade de conversão para uma vida nova. Tempo de praticar mais a solidariedade e o amor ao próximo.
Este é o verdadeiro espírito natalino! Se conseguirmos vivenciar este espírito, com certeza, teremos um Natal feliz, repleto de paz e amor.
Feliz e Santo Natal a todos!”
Dom Raymundo Damasceno Cardeal Assis, Arcebispo de Aparecida