Nota de Falecimento

Toma-nos de surpresa a morte de Frei Luiz Fernando de Mendonça, na tarde de hoje, s 16h40, no Hospital IGESP, na Bela Vista, em São Paulo. Ontem tarde ele reclamou a Frei Salésio e ao enfermeiro João que não se sentia bem. Tinha febre, o abdômen intumescido, sentia dor e sua pressão arterial estava baixa.
Levado ao hospital, o exame de ultrassom diagnosticou uma pancreatite aguda. Durante a noite seu estado de saúde piorou muito e ele foi internado na UTI, onde veio a falecer hoje. Frei Luiz Fernando não reclamava de doença alguma, e, no domingo, estava bem e feliz, acompanhando os jovens vocacionados que se encontravam no Convento São Francisco e ali almoçaram com os frades.
Frei Luiz Fernando será velado na igreja do Convento São Francisco, em São Paulo. A Missa de exéquias será s 15h00, amanhã. Logo em seguida seu corpo será levado ao Cemitério do Santíssimo Sacramento, onde será sepultado.

O frade menor

Frei Luiz Fernando foi um confrade alegre, acolhedor e atencioso. Viveu boa parte dos seus anos no Convento São Francisco, em São Paulo, onde pôde realizar seu trabalho preferido – segundo ele mesmo dizia: atender as pessoas na orientação espiritual e vocacional, sobretudo, os jovens. “Uma das atividades mais gratificantes que tive foi o acompanhamento do grupo vocacional em São Paulo. No Convento São Francisco, creio eu, o importante é estar disponível para atender os candidatos. E isso sem propaganda, pois o próprio São Francisco de Assis é o grande chamariz. Numa estatística por alto, posso afirmar que passaram pelo grupo, nos anos em que estive em São Paulo, mais de 1.000 candidatos. Foram encaminhados para o seminário 148 jovens e perseveraram 33. Entre os 33, 19 já são frades formados e 14 estão ainda nas casas de formação” (dados de 2002).

Frei Luiz Fernando também deixou escrito que dava força sua vida espiritual a confiança em Jesus Cristo, feito homem e humilde. Além disso, a certeza de que Deus o amava, o havia escolhido e o queria feliz, o sustentava e o impulsionava a viver sua vocação.

Que Frei Luiz Fernando encontre junto do Pai a plenitude do amor, e interceda por nós e pelos jovens que buscam as nossas fraternidades para viver o ideal de São Francisco!

FREI LUIZ FERNANDO DE MENDONÇA
* 21/11/1936 † 15/11/2011
Atividades na Evangelização e Pastoral

• 17.12.1966 – Seminário de Agudos, SP: professor e diretor;
• 31.12.1969 – São João de Meriti, RJ: vigário paroquial;
• 26.12.1975 – São Paulo – Convento São Francisco: vigário paroquial;
• 03.12.1979 – São Paulo – Provincialado – arquivista, vigário da casa e vigário paroquial;
.18.01.1992 – São Sebastião – guardião e pároco;
• 29.11.1997 – São Paulo – São Francisco – vigário paroquial;
• 07.03.2002 – São Lourenço, MG – vigário da casa e vigário paroquial;
• 07.11.2003 – Amparo, SP – guardião e vigário paroquial;
• 08.05.2008 – Guaratinguetá – Graças – coordenador da fraternidade e responsável pelo Centro Vocacional Franciscano;
• 17.12.2009 – São Paulo – São Francisco – vigário da casa, vigário paroquial e animador local do Serviço de Animação Vocacional;