Missa em memória de vítimas da Catástrofe de 67 emociona fiéis em Caraguatatuba

MISSA 50 JN 2 WEBA Diocese de Caraguatatuba realizou uma Missa em memória às vítimas da Catástrofe de 1967 em Caraguatatuba no último sábado (18/3), data em que a tragédia que vitimou oficialmente 436 pessoas e arrasou o município completou 50 anos. A celebração foi presidida por Dom José Carlos Chacoroswki, bispo diocesano e contou com a presença de parte do clero e autoridades, como o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a primeira dama, Samara Aguilar e a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, entre outros.

Dom José Carlos lembrou as vítimas falecidas, mas também destacou a importância das pessoas que sobreviveram à fatalidade e ajudaram a reconstruir Caraguatatuba, reunindo todos os esforços possíveis para que hoje a cidade fosse reconhecida como a “Princesinha do Litoral”. A Diocese homenageou o médico Keiiti Nakamura, que vivenciou a tragédia e ajudou a salvar muitas vidas. Também foi homenageada a irmã Maria Neusa Sudário dos Santos, superiora da Santa Casa, que foi de extrema importância para prestar socorro aos feridos, mesmo em meio à lama e muitos escombros. MISSA 50 JN WEB

Irmã Maria Neusa leu a ata relatada pelas religiosas da Congregação das Pequenas Missionárias de Caraguatatuba que atuaram no atendimento às vítimas da catástrofe e emocionou os presentes com os relatos. A celebração foi encerrada com uma oração escrita especialmente para a ocasião pelo padre Mauro Ramos, pároco da Paróquia São João Batista, do bairro do Poiares.

Memorial
Também foi entregue na ocasião uma placa simbólica do Memorial do Cinquentenário, uma iniciativa da Diocese em parceria com a Prefeitura, que deverá ser entregue oficialmente ao município junto com a revitalização da Praça da Bíblia durante as comemorações do aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Caraguatatuba no mês de abril.

Dom José Carlos, o prefeito Aguilar Junior e demais autoridades também fizeram o plantio de uma muda de pau-brasil nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, em alusão à encíclica do Papa Francisco e da Campanha da Fraternidade, que estimulam o cuidado com a Casa Comum, ou seja, o planeta. MISSA 50 PAU BRASIL JN 1 WEB