• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Missa do Crisma celebra instituição da Eucaristia e renovação de Promessas Sacerdotais na próxima quinta-feira em Caraguatatuba

Veja mais notícias

MISSA DO CRISMA

Na próxima quinta-feira (13/4), a comunidade católica do Litoral Norte tem um encontro marcado às 10h na Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá em Caraguatatuba: A Missa do Crisma. Celebrada anualmente na Quinta-Feira Santa, a cerimônia remonta à instituição da Eucaristia pelo próprio Cristo durante a Última Ceia. Presidida por Dom José Carlos Chacorowski, bispo diocesano, a Missa será marcada pela consagração dos óleos usados nos Sacramentos da Igreja ao longo do ano e pela renovação das promessas sacerdotais dos padres da Diocese.

A tradição da Igreja zela que a Quinta-Feira Santa, primeiro dia do Tríduo Pascal, é o dia em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia na Santa Ceia. Juntamente com sacramento da Eucaristia, Cristo também institui o sacramento do sacerdócio e por isso celebração evidencia esses momentos. “A Missa do Crisma tem a finalidade de unir todo o presbitério ao bispo para a renovação das promessas sacerdotais”, explica o padre Douglas Franco Machado, assessor de Liturgia da Diocese.

Outro momento importante da Missa é a consagração dos óleos, para serem utilizados nos sacramentos da Igreja durante o ano. Os paramentos são utilizados para consagrar os novos cristãos, no Batismo e na Crisma, novos sacerdotes, no sacramento da Ordem e na consagração de enfermos, idosos e aquelas pessoas em perigo iminente de morte com a Unção dos Enfermos. “Quanto maior a participação do povo, maior está a expressão da igreja reunida, com todo o povo, todo clero e todo bispo que é a cabeça”, finaliza padre Douglas.

A Catedral Divino Espírito Santo fica na Avenida Amazonas, 1665, no Indaiá em Caraguatatuba. A programação completa da Semana Santa na Diocese de Caraguatatuba está disponível no site www.diocesecaraguatatuba.com.br.