Mensagem para o dia 12 de Junho

Pessoas de todos os tipos, com personalidades das mais variadas, com dores das mais aguçadas, procurando ajuda e socorro, consolo e conforto, passam por nossas vidas todos os dias. As situações que se nos apresentam a partir da história de cada uma delas, são tão surpreendentes e diversificadas que nos fazem pensar, refletir e nem sempre encontrar um porto seguro para oferecer. Por vezes não conseguimos amenizar a dor e passamos a partilhar da mesma angústia de quem se nos apresentou.

Madre Teresa nos ensina um caminho: ajudar a pessoa a ser melhor a partir do contato conosco. Veja bem, Não se trata de resolver os problemas da pessoa que chegou, mas, ajudá-la a ficar um pouco mais e, ao sair, ainda que com aquela dor, ela saia melhor, mais forte, mais confiante para que possa, então, administrar melhor suas dores e sua história.

Somos apressados nas respostas. Queremos que tudo se resolva bem, da melhor maneira possível, mas despendemos, as vezes, o mínimo de esforços, que por mais que tenham valores não são suficientes para alcançar o melhor resultado. Para obtê-lo é preciso dar o máximo de si. Pode ser que a pessoa que chegou em nossa vida, encontre ali a única possibilidade de ser melhor e mais feliz. e nós também. Não percamos esta chance que Deus nos proporciona: Ofereçamos tudo de nós ao nosso próximo para que possamos ver o Reino de Deus acontecer na vida dos irmãos e, a partir de nossa entrega, em nossa própria vida. É mais feliz quem consegue fazer o outro feliz. Se torna melhor, quem consegue fazer o outro melhor. Tem mais vida quem trabalha e promove a vida de seus próximo. Neste dia, façamos alguém, a partir de Jesus Cristo, mais feliz!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba