• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Mensagem do dia:”O coração humano tem razões que a própria razão desconhece

Veja mais notícias

“O coração humano tem razões que a própria razão desconhece”. Pascal, filósofo.

Quem pode mandar no coração? Esta é a pergunta que sempre ouvimos diante de alguma loucura realizada por alguém, geralmente por uma paixão mal administrada que tomou proporções incontroláveis. Mas, fato é, que na vida, as vezes nos deparamos com uma certa instabilidade entre coração e razão. Sabemos como agir mas não agimos como deveríamos. Isso é mais comum entre as pessoas do que se imagina.

O coração humano, provocador de sentidos, nem sempre consegue traduzir seus sentimentos ou colocá-los inteiramente sobre a luz da razão. Pode-se agir imbuído de uma paixão, por pulsão e mesmo por uma experiência espiritual profunda que ultrapassa o campo do saber e da racionalidade. Isto não se impõe o tempo todo como algo negativo, mas, pode certamente significar algumas incompreensões. Basta olharmos para a multidão de testemunhas que são os santos e percebermos que num primeiro momento, as revelações e experiências místicas que fizeram não foram reconhecidas rapidamente. Foi preciso tempo, discernimento e abertura a vontade de Deus que ultrapassa, em muito, a vontade de Deus.

Neste dia, visite seu coração, deixe a graça de Deus penetrar em você e dê a seu coração motivos suficientes para optar e estar com o Senhor, mesmo se algumas incompreensões se fizerem e mesmo que não possamos rapidamente explicar o que se passa. Há momentos que não se explica, se contempla, á luz da fé.

Seminaristas Bruno César de Almeida Silva, diocese de Caraguatatuba