Mensagem do dia 15 “Jesus, manso e humilde de coração, fazei de nosso coração semelhante ao vosso”

“Aqui fizemos uma casinha pequena, de palha e a porta estreita, de cana. As camas são redes que os índios costuram, os cobertores, o fogo, para o qual, acabada a lição tarde vamos buscar lenha no mato e a trazemos s costas, para passarmos a noite…” Assim dizia nosso beato Anchieta em um trecho de sua carta a Santo Inácio de Loyola, logo que iniciou sua missão no Brasil. Um homem totalmente entregue a Deus, deixou muito de seu conforto para catequizar os índios e os europeus que chegavam ao Brasil recém descoberto.

Entregar-se a Deus na simplicidade de coração. Lutar pelo pão de cada dia, por vida digna com saúde, habitação e educação é direito de todos, garantido na constituição e sobretudo no Evangelho. O egoísmo, não raras as vezes pode impedir este direito que é de todos. Aprender com Jesus e seus santos uma vida simples e despojada pode nos lançar na direção da felicidade.

Visitar o coração de Jesus e perceber como o coração dos mártires, santos e beatos se assemelharam ao coração de Jesus, enriquece nossa vida e nos faz amadurecidos em nosso caminho. Hoje toda a igreja comemora o dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ora pela santificação de todo clero, chamado não apenas a santidade mas a formar um povo santo para Deus.

Aproximemo-nos de Deus na simplicidade de nosso coração, na transparência e na comunhão para que nosso coração quebrantado seja mais parecido com o do Mestre. Que nosso coração seja reflexo do amor misericordioso de Deus e que saibamos, em cada momento, com simplicidade e amor, fazer acontecer em nós o querer de Deus. Ter um coração como o  de Jesus, disposto a obedecer a Deus e cumprir todo o querer do Pai.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei de nosso coração semelhante ao vosso!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba