Mensagem de Dom José Carlos Chacorowski aos Jovens da JMJ

Meus caríssimos Jovens.
Não nos conhecemos pessoalmente ainda, já que o Papa Francisco me nomeou vosso bispo diocesano e ainda não tomei posse do serviço que deverei realizar convosco. Mas se eu e vocês, somos batizados, somos crismados, e amamos a Jesus Cristo e sua Igreja, então temos muita coisa em comum. Sempre amei a Nosso Senhor, sempre me doei pelo bem da Igreja e sei que os jovens, quando tomam consciência de sua missão são capazes de coisas grandiosas e fantásticas.

Minha saudação fraterna a todos e a cada um dos jovens da região norte do litoral paulista. Minha saudação e boas vindas aos jovens da América Latina e outros países que estão em Caraguatatuba e região.

O coração do jovem está sempre sedento de verdade, de amizade, de carinho, de amor, de novidades que saciem sua sede de saber. Nosso mundo, nossa cultura aproveita de nossas necessidades e apresenta uma infinidade de possibilidades para saciar nossa sede de felicidade. Mas apenas uma fonte pode realmente nos guardar para a verdadeira felicidade. Essa fonte é Jesus Cristo e sua mensagem de amor. Alegro-me com vocês, queridos jovens, porque sei que vocês foram capazes de ir ao encontro da única fonte capaz de matar nossa sede de bem estar. A Jornada Mundial da Juventude que já está em andamento a mais de um ano em nossa pátria é a oportunidade de ouro para seguirmos Jesus Cristo. Quem participa da Jornada percebe que o amor de Jesus é universal, não tem limites, não tem barreiras, nem físicas nem políticas, nem de raça, cor ou língua.

A Diocese de Caraguatatuba está vivendo esta realidade, quando vocês acolhem os jovens de outros rincões da América Latina e do mundo. Não há dúvida de que vocês não terão nenhuma dificuldade em apresentar as maravilhas de Deus através das serras, rios, praias e cidades do litoral norte do estado de São Paulo. Mas peço a vocês para apresentarem com carinho e cuidado o espírito de Igreja que vos anima. Esta apresentação do Amor de Deus poderá ser sentida através do vosso sorriso acolhedor, das mãos que recebem e acolhem, da disponibilidade em hospedar. Falem do amor que vocês tem e vivem por Jesus, com simplicidade e sem fingimento. Partilhem os sonhos de um novo mundo de fraternidade e paz.

De minha parte procurarei permanecer unido a vocês pela oração, com o desejo de logo poder conhecer a cada um. Ao apelo de Nosso Senhor, “Ide e fazei discípulos entre as nações”, desejo junto com cada um de vocês responder, “Eis-me aqui envia-me”.

Recebam meu abraço fraterno e minha benção.

Dom José Carlos Chacorowski cm
Bispo nomeado de Caraguatatuba.