Mensagem de Dom José Carlos – Ago/Set 2014

Por ocasião da canonização do Pe. Anchieta, a Diocese de Caraguatatuba iniciou a Peregrinação “Caminhando com Anchieta”. Muitas das nossas comunidades a partir da região sul da diocese já realizaram a sua primeira peregrinação. As outras regiões estarão prosseguindo no decorrer dos próximos meses. Convido a todos para participarem desta iniciativa que além de nos ajudar a conhecer melhor nossas próprias praias e belezas naturais irá nos ajudar a resgatar nossa história de evangelização desde os tempos em que o Apóstolo do Brasil deixou suas pegadas na areia das nossas praias.

Assim também o mês de agosto é um tempo forte para rezarmos pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, não esquecendo que o chamado ao matrimônio é também vocação, é chamado de Deus santidade conquistada num caminho compartilhado pelo homem e a mulher que respondem juntos a este chamado.

O Clero de Caraguá vive a alegria de receber mais um sacerdote. Nosso Diácono Vladimir Ferreira Coelho é consagrado sacerdote para servir a Igreja. E o seminarista Carlos Alberto Lemos que é ordenado Diácono. Continuemos a rezar pelas vocações, em especial pelas sacerdotais, para que muitos jovens das comunidades do Litoral Norte escutem o chamado de Deus.

No dia 06 de agosto a Igreja Católica recorda os 36 anos da morte do Papa Paulo VI. O Papa Francisco irá beatificá-lo no dia 19 de outubro próximo em Roma.

Com alegria a comunidade de Caraguatatuba vê retornarem para a Santa Casa as Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. Todos nós queremos dizer um obrigado pela generosidade e dedicação de todos esses longos anos de trabalho. Foram muitas as provações, as dificuldades que se apresentaram. As coisas de Deus geralmente são conquistadas com muito sacrifício e perseverança. Quando tudo parece estar perdido, Deus nos mostra um caminho, uma saída.

O mês de setembro é lembrado como o mês da Bíblia. Neste Livro, que na verdade é uma coleção de livros, Deus nos fala. O Concílio Vaticano II que comemora 50 anos de sua realização tem um documento chamado Dei Verbum. Nos números 12 e 13 afirma: “Deus na Sagrada Escritura falou através de homens e de modo humano… As palavras de Deus, expressas por línguas humanas, se fizeram semelhantes linguagem humana, tal como outrora o Verbo do Pai Eterno, havendo assumido a carne da fraqueza humana, se fez semelhante aos homens”. Os textos bíblicos foram escritos por diversas gerações, em diversas culturas e diversos momentos da história da humanidade. Assim para entendê-lo, é preciso abertura de espírito ao Amor de Deus que está presente em todos esses momentos históricos do desenvolvimento da sociedade e dos povos. Por isso em espírito de docilidade a Ele será possível ouvi-lo falando a nós hoje através da linguagem de hoje, mesmo partindo da linguagem do tempo em esses escritos foram feitos. Chamamos de Leitura orante da Bíblia, esse jeito de ler a Bíblia orando e docilmente deixando Deus falar ao nosso coração.
A todos e a todas, dedico também minhas orações e as bênçãos de Deus para suas famílias.

Dom José Carlos Chacorowski.