• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Mensagem de 20 de janeiro: “Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém mereça a minha cofiança”

Veja mais notícias

“Talvez eu seja enganado inúmeras vezes… Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar, alguém mereça a minha cofiança” Aristóteles, filósofo.

Somos seres relacionais. O tempo todo estamos em contato uns com os outros. Na relação, somos interpelados e desafiados. Nos deparamos com nossas arestas e com os limites alheios. Delegamos confiança e nos tornamos creditáveis. Porém, nem sempre, as relações tendem para o sucesso: pode ser que o fracasso, as decepções e outros fatores não tão positivos quanto o próprio relacionamento impeçam uma relação de seguir seu fluxo desejado.

Não raras as vezes nos decepcionamos. Nem sempre com aqueles que se declaram contra nós, afinal, destes não se pode esperar muito mesmo, até os encontros são menos frequentes. Porém, a maior dor esteja em ser traído por um amigo. Alguém que conheceu o nosso coração, nossas dores e misérias. Alguém que teve acesso ao mais profundo de nós, que recebeu a chave da confiança e pode entrar em nosso coração. Talvez aí permaneceu por longos tempos, dele se alimentou, e, nem sempre por motivo justo, um dia dele partiu e levou consigo, as melhores lembranças… Isto pode acontecer e é duro de ser enfrentado.

Porém, neste dia a proposta é para que não deixemos de acreditar que sempre é possível recomeçar. As pessoas não são iguais. As relações não serão as mesmas e certamente, em algum lugar, alguém merecerá a sua confiança. certa vez li que para o triunfo dos maus basta apenas que os bons não façam nada. Esta realidade se aplica perfeitamente aos relacionamentos: deixar de confiar e de abrir espaço em nós ao outro porque outros nos feriram, é, no mínimo, falta de confiança em nós mesmos e na bondade criadora que fez o ser humano bom. Deus é bom, quando nos criou nos fez bom e nos confiou a missão de espalhar sobre a terra e sobre os corações a bondade que torna a vida mais bonita.

Não se esqueça: Alguém, em algum lugar, merece a sua confiança!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba

Deixe um comentário