Mensagem 18 de junho:”Não se perde pelo caminho quem sabe onde quer chegar”.

As sagradas escrituras em alguns momentos fazem referencia ao fato de que nós somos peregrinos nesta vida rumo a eternidade. Noutras passagens sugerem que “busquemos as coisas do alto”, noutras ainda que somos cidadãos do céu. Portanto, se existe uma meta que não pode ser esquecida é o céu. O céu é Cristo mesmo, que nos acompanha e caminha conosco.

Os primeiros seguidores antes de serem chamados de cristãos eram conhecidos como o grupo do “caminho”. Nossas procissões em nossas comunidades paroquiais trazem a nossa recordação esta dimensão de nossa vida: somos caminhantes, peregrinos neste mundo, marchando para a eternidade.

Não podemos e nem devemos viver uma vida parados, paralisados. É preciso caminhar, ir em frente, contornar obstáculos, contemplar as paisagens do caminho, sem contudo perder nossa meta. Se os sofrimentos da vida nos paralisam, se as belezas do caminho nos paralisam não conseguiremos nunca chegar a nossa meta. É preciso saber e ter clareza de onde se quer chegar: só assim nosso caminho não será desgastante e nem difícil de se percorrer. As metas tornam o caminho mais suave. Cristãos, lembremos que nosso caminho é um só, o próprio Jesus, que nos diz “Eu sou o caminho a verdade e a vida! Segura nas mãos dele e vai para onde precisas ir!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba