Juventude: Formação e Ação

Impulsionados pelas palavras de Dom Bosco, patrono da juventude, que afirma que “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o presente a Ele”, a juventude diocesana realizou nas areias da Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba, o 1º Missão Jovem na Praia com a participação de dezenas de jovens . O evento foi organizado pelo Setor Juventude Diocesano e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba. Como parte da programação que prepara a juventude para a JMJ2013, os jovens missionários se espalharam pelas areias da praia para falar aos que ali estavam sobre o amor de Deus e darem testemunho desse amor. Além da evangelização, houve também momentos de louvor, músicas, partilha da Palavra, aeróbica, apresentações de dança e teatro, conscientização sobre o extermínio da juventude, e até mesmo espaço para a confissão com duas tendas destinadas a esse atendimento. A Pastoral da Juventude, a Comunidade Católica Palavra Viva, o grupo de jovens Jovens Sarados, o Ministério Jovem (da cidade de São José dos Campos), os grupos de jovens da cidade de Caraguatatuba e alguns jovens da Diocese conduziram a programação. O encerramento foi com a Santa Missa, presidida pelo bispo dom Antonio Carlos Altieri, concelebrada pelo pe. Stanislaw Ciurkot e o Diácono Claudio Rodrigues, assessor diocesano do Setor juventude. Para evangelizar é preciso formação….. Neste mês de maio foi a oportunidade de um grupo de jovens, lideranças, participarem de um momento de preparação. O retiro de formação do Setor Juventude Diocesano aconteceu nos dias 24 e 25 de março com o tema: “Eu guardarei a sua Palavra em meu coração”(Sl 119), o com o lema: “não ardia o nosso coração quando eles nos explicava as escrituras?” (Lc 24,32). O evento trouxe diversos temas de interesse da juventude e contou com a presença de padres e colaboradores para as palestras. O encontro terminou com a presença e celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Altieri.