Jovens em Resgate – 1º ARRAIÁ na Paróquia do Travessão

O 1º ARRAIÁ da Pastoral Jovens em Resgate para nós da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Grupo Jovens em Resgate, para os demais, ocorreu com tranquilidade nos tres dias de programação , sexta feira, sábado e domingo, onde houve comida típica, show de prêmios e como toda festa junina não pode faltar a tradicional quadrilha. Os jovens são coordenados pelo Raimundo Nonato. Este tipo de evento é para suprir as despesas geradas na administração da sede, onde  conseguem ocupar o tempo dos jovens  quando estão fora do período escolar, agindo assim os mesmos não ficam ociosos. Eles tem  apoio da Paroquia Nossa Senhora da Glória, na parte de espiritualidade com Cristiano (Coordenador de Catequese) e Regiane ( Catequista e Coordenadora do CPP) e  do Padre Mateus que além da parte espiritual, sede o espaço físico da igreja para reunião e eventos. Abaixo relato fornecido por uma das colaboradoras que entrou para o grupo com 12 anos e hoje após  10 anos continua firme  frente de tudo o que precisam estes adolescentes e o Coordenador ao qual estimam .

” O  Projeto Jovens em Resgate começou há um 10 Anos, com a iniciativa de Raimundo Nonato, que na época morador recente do bairro Travessão, notou a grande quantidade de crianças, adolescentes e jovens que em horário contrário ao da escola, não tinham nenhuma outra opção de atividade. Sendo assim surgiu a idéia de juntá-los para praticar Futebol, por ser essa uma atividade que a todos atrairia. A procura de condições, encontrou nos fundos de sua residência um terreno grande e vazio, o que lhe deu a idéia de fazer deste um campo, e para cativá-los usou artifícios como geladinhos, campeonatos patrocinados por doadores, viagens também realizadas por colaboradores que acompanhavam apoiaram a iniciativa. Por ser um homem religioso e recebendo total apoio do pároco da época Padre José da Paróquia Nossa Senhora da Glória convidava os times a participarem da catequese e missas como condição para continuar jogando, exceto claro aqueles cujo os pais os mantinham em outras religiões.O Tempo passou e as crianças foram crescendo, chegando novos rostinhos e a atividade foi perdendo seu encanto. Foi onde surgiu a Idéia de renovar, criando um grupo de jovens. Na primeira reunião foram convidadas 14 pessoas para elaborar a idéia, mas só foram 2. Ainda aconteceu, e os próprios jovens escolheram opções de nomes entre elas o eleito “Jovens em Resgate”  com o intuito de mostrar que são jovens em processo de resgate também resgatando.

A partir daí ano de 2004, passaram-se 9 anos, mais de 50 retiros todos realizados na providência e colaboração; 30 bailinhos de Jesus, para mostrar que jovens podem buscar a santidade, ouvindo música, tendo amigos, e vivendo no mundo sem pertencer a ele; diversos músicos nascidos em nosso meio através do desejo de estar a frente resgatando; e mais de 500 jovens.  Nesse meio tempo, tivemos em nosso meio jovens que faleceram buscando a Deus, outros que decidiram por caminhos mais e experiências mais profundas em Deus, e algumas famílias que são frutos também de nosso grupo. Tivemos também jovens que se perderam no caminho, alguns que não voltam mais, e outros que ainda buscamos na esperança de tê-los em nosso meio novamente.

Hoje temos um grupo onde a maioria são adolescentes, nos responsabilizamos por cuidar e por em usa da comunidade matérias e equipamento de uma associação que anterior anteriormente não deu certo, e que hoje mantemos um prédio para dar aulas de informática, artesanato e música com tais equipamentos. Para esse feito realizamos eventos, festas, almoços e colaboração dos amigos e parceiros, e dessa forma trabalhamos para manter nossos jovens longe do que o mundo tem oferecido a eles e que tem destruído a muitos.

Através de retiros, grupos e reuniões, atividades e aulas, acreditamos alcançar nosso objetivo Resgatar e ser resgatado.  Temos como maior incentivar nosso fundador e idealizador Raimundo Nonato, como guia e condutor para nosso Deus e como combustível o rosto de cada Criança, adolescente e jovem que encontramos.”   escrito por Andressa Dias9 jovem de 22 anos0.

DSC01952(1)   547296_355093477924734_547867623_n   998263_390633997712670_1520678898_n

DSC02538(1)  1013903_428014493964278_1332759705_n  942619_428014407297620_998259123_n