Ilhabela recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude neste sábado

527641_620616911288381_306616533_n

A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora que estarão no arquipélago neste fim de semana fazem parte do evento que terá a presença do Papa Francisco, em julho, no Rio de Janeiro. Cerca de 80 jovens da ilha devem participar da Jornada Mundial, acompanhados pelo padre Daniel de Santo Inácio

Após 16 dias da escolha do novo Papa, a comunidade católica de Ilhabela será presenteada neste sábado (30/3) com a passagem da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da 38ª Jornada Mundial da Juventude, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A chegada está prevista para 10h, no ginásio municipal “Gilson Gomes Pinna”, no bairro Itaquanduba.
Os símbolos foram abençoados pelo então Papa e hoje Beato João Paulo II. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram passados s mãos dos brasileiros em Madri (Espanha), local da última jornada mundial, e seguem em peregrinação por dioceses do Brasil. No último fim de semana passaram por Caraguatatuba e seguiram para São Sebastião. “A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, para nós da paróquia e comunidade de Ilhabela representa um momento de graça, pois trazem uma história missionária, tendo passado por diversos lugares do mundo. Um momento de unidade, de oração, de comunhão, o reavivamento da fé do povo”, declarou o padre Daniel de Santo Inácio, pároco de Ilhabela. Em julho, ele acompanhará cerca de 80 jovens da ilha na Jornada Mundial da Juventude, logo na chegada do Papa Francisco.
Programação em Ilhabela
Os ilhabelenses receberão a Cruz Peregrina s 10h deste sábado de Aleluia (30/3), no ginásio de esportes do Itaquanduba, de onde seguirão em procissão até a Matriz, na Vila. Na Igreja, a Cruz será venerada até s 17h. Já s 18h, a Cruz volta para o ginásio do Itaquanduba, onde será celebrada uma missa. Às 22h30, a Cruz sobe em procissão para o Morro dos Mineiros, no mesmo bairro.
No Domingo de Páscoa (31/3), s 6h, a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora serão levados em procissão, com saída da Comunidade Santa Terezinha, no alto da Barra Velha, e chegada na Escola Municipal “Ruth Cardoso”, onde haverá uma celebração pascal s 8h. Às 10h, a Cruz será levada novamente em procissão ao Hospital Municipal “Governador Mário Covas Junior”. A partir do meio-dia estará no ginásio do Itaquanduba, venerada até s 17h. Encerrando a programação, s 18h de domingo haverá a missa de despedida da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, que seguirão para a Catedral de Caraguatatuba.