Ilhabela preserva tradição de Folia de Reis

Na segunda-feira (6/1), Dia de Reis, o Grupo Raízes de Ilhabela realizará a “Cantoria diante do Presépio”, na Vila

A Prefeitura de Ilhabela preserva a tradição cultural da Folia de Reis. Desde os festejos natalinos até este sábado (4/1), as manifestações da Folia de Reis na cidade vêm percorrendo os bairros do Borrifos, Taubaté, Praia Grande, Portinho, Reino, Água Branca, Vila e Armação. As folias têm o apoio da comunidade do bairro Praia Grande e são feitas pelo Grupo Raízes de Ilhabela, com a organização da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Dia de Reis

Na segunda-feira (6/1) será realizada a “Cantoria diante do Presépio” para marcar o Dia de Reis, quando os integrantes do Grupo Raízes de Ilhabela entoarão as cantigas tradicionais em frente ao presépio montado na Praça Coronel Julião, na Vila.

O Dia de Reis comemora a data em que os três Reis Magos entregaram presentes ao Menino Jesus. É uma festa da Igreja Católica realizada entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, o dia da comemoração. Trazida pelos portugueses na época da colonização do Brasil, a folia de reis é um movimento cultural onde os grupos saem caminhando a pé pelas ruas das cidades para levar s pessoas as bênçãos do menino Jesus. Com a folia encerram-se as comemorações natalinas em todo o mundo, podendo desmanchar as árvores de natal e retirar todos os enfeites que representam a festa.

Fonte: PMI