Igreja vive a Semana Maior

Folder 2 pagina 2A Semana Santa,como mais comumente é chamada, trata-se da semana mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica.  Após os 40 dias da Quaresma, tempo de reflexão e introspecção proposto a comunidade católica, a Semana Santa começou no domingo, chamado Domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi clamado pelo povo como Rei. Nos próximos dias, uma serie de celebrações e ritos, relembram a Paixão e Morte de Nosso Senhor, culminando com o Domingo da Ressurreição, a Páscoa do Senhor.
Na Diocese de Caraguatatuba, composta por 18 paróquia e uma centena de pequenas comunidades, essas celebrações são organizadas de modo que todos possam fazer esta experiência de fé. Em todas as igrejas matriz e algumas comunidades maiores, a Semana Santa inclui o Triduo Pascal com a Missa do Lava pés, relembrando a última ceia, na Quinta-feira. Neste mesmo dia, acontece a Missa solene, na Catedral Divino Espírito Santo às 9h, da renovação das promessas sacerdotais. 10168050_992106280881458_599683363497059402_nNa Sexta-feira Santa, recorda-se a Paixão e Morte com as procissões que relembram as 15 quedas de Nosso Senhor Jesus Cristo – o caminho do calvário e o encontro de Jesus com sua mãe, Maria. Este dia é o único dia na liturgia do ano em que não se celebra a Santa Missa. É o dia do luto, do silêncio. O Sábado, último dia do Tríduo, acontece a Missa do Fogo, onde se prepara o Círio Pascal, a vela sinal da ressurreição.  A semana então se encerra para que no Domingo as igrejas se revistam novamente da alegria, com suas imagens e cores.

No Domingo de Ramos, nossas comunidades participaram ativamente da procissão e Missa. Veja na nossa Home-page – https://www.facebook.com/diocese.caraguatatuba/ varias imagens de nossas comunidades