“Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos vacilantes! Dizei aos corações temerosos: ‘Sede fortes, não tenhais medo; eis aqui o vosso Deus.” Is 35,3-4a

Na vida, por vezes, passamos por momentos que não são muitos fáceis para superar, não é mesmo? As lutas diárias por vezes se acirram a tomam proporções não imaginadas anteriormente. Sentimos por alguns momentos que nossas mãos se enfraquecem e não encontram forças para o trabalho, para a luta; Nossos passos se tornam mais lentos e quase já não avançam. O coração temeroso não consegue ir além. Vivemos a experiência da noite escura narrada na vida de tantos santos e santas da história do cristianismo. Mas, o que fazer? Parar? Se entregar? Desanimar? Jamais! Somos cidadãos do céu, eleitos de Deus, herdeiros das promessas de Cristo. Ele mesmo prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Nos enviou o Espírito Santo para que não ficássemos órfãos, sozinhos. Nosso Deus é um Deus bondoso que nos envia do céu sua ajuda num momento oportuno. Ele não deixa perecer e nem sucumbir s forças da morte nenhum de seus escolhidos.

Portanto, amados irmãos, se neste dia suas forças se esvaem, se os problemas, barreiras e tempestades de sua vida estão balançando os barcos de sua existência, se as águas tentam lhe afogar, confie no Senhor. Não deixe de trabalhar e seguir. Nenhum caminho se faz sem que se dê o primeiro passo, até mesmo os mais longos caminhos, só podem ser concluídos se antes deu o primeiro passo. E o primeiro passo é este confiar no Senhor; ouvir e obedecer sua voz e a ordem de comando para este dia é esta: fortalecei as mãos enfraquecidas; firmai os joelhos vacilantes, sede fortes e não tenhais medo: Eis aqui o vosso Deus. Ele é como um pai zeloso a velar por seus filhos. acolha neste dia a força para superar e vencer e não se esqueça: ele estará com você todos os dias até o fim dos tempos. Mais que vencedor é a condição de quem está no Senhor. Tenha um dia abençoado.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba