Festa de Corpus Christi

corpus-christi-6Nesta quinta-feira, 19 de junho , a Igreja celebra a festa de Corpus Christi, solenidade que recorda a Instituição da Eucaristia. Nas paróquias da Diocese de Caraguatatuba, os fiéis irão confeccionar os tapetes em suas respectivas comunidades, a maioria delas na parte da manhã.

Cada paróquia terá um horário para as procissões e Missas.
Na cidade de Caraguatatuba, a Matriz Santo Antônio iniciará com a Missa s 17h00 e logo após a Procissão. No bairro do Indaiá, a Catedral Divino Espírito Santo começará com a Missa s 16h00 horas e s 17h30 será realizada a procissão. Na paróquia São João Batista no Poiares, a procissão terá início s 19h30 já que coincide com a novena da festa do padroeiro e  será feita ao redor da igreja matriz, logo após  celebrada a Santa Missa.

Ainda em  Caraguatatuba, a paróquia Nossa Senhora da Visitação, no bairro Massaguaçú, terá a Missa celebrada s 17h00.  A paróquia Santa Terezinha no bairro Martim de Sá, começará com a procissão s 17h00 horas e logo após a celebração da Eucaristia. No bairro Travessão, a paróquia Nossa Senhora da Glória a Missa terá início s 18h00 horas juntamente com a procissão.

Em  Ubatuba, a paróquia Nossa Senhora das Graças do bairro Maranduba,  começará com a procissão s 16h na comunidade do Sertão da Quina, e logo após será presidida a Missa. A paróquia Exaltação da Santa Cruz, que fica no Centro, sairá em procissão da Igreja São Francisco, s 16h00 horas e logo em seguida será celebrada a Santa Missa. Na paróquia Imaculada Conceição, no Pereque Açu, Missa e Procissão s 15h

Em  São Sebastião, a paróquia São José do bairro Topolândia, a Missa e a procissão serão s 17h00. Na paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Boiçucanga, não haverá procissão, somente a Missa s 19h30. A paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, Missa será celebrada ás 17h00 horas, e logo após haverá a procissão. Na Paróquia São Sebastião, Missa e Procissão s 17h

Em Ilha Bela, a paróquia Nossa Senhora D’Ajuda  iniciará com a Missa s 18h30 na Comunidade São João Batista que fica no bairro Perequê, e vai até a comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde será a Missa.

Significado Corpus Christi significa Corpo de Cristo.

É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.  A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.