• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

“Entendo que solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas e as angústias nunca verbalizadas”. Augusto Cury

Veja mais notícias

A vida humana fica mais bonita quando atravessada pela solidariedade que gera partilha e generosidade. Ninguém vive sozinho. Sozinho, isolado ninguém é capaz. A ciranda da vida conclama aos homens e mulheres de boa vontade para que se unam sempre mais e façam da solidariedade um espaço privilegiado da convivência humana.

A solidariedade é um conceito que comporta em sua etimologia um significado muito especial. Vem do latim “solidare” e significa solidez da relação, da construção, da significação. Conduz as pessoas para serem mais autônomas, independentes, cultivando uma liberdade sempre mais criativa e responsável. A solidariedade é fundamental na organização dos grupos humanos.

Diariamente temos a oportunidade de exercitar a solidariedade nas relações que estabelecemos na família, no trabalho, entre amigos. Tornar o outro capa de ser sujeito responsável por sua própria história, ajudá-lo a dar passos necessários em direção a liberdade e a felicidade, promover o outro sem, contudo, excluí-lo de nossa vida é dom de Deus para as relações humanas e sociais. Ajudar e ser ajudado, não desenvolvendo relações de paternalismo e assistencialismo apenas, mas, promovendo a dignidade da pessoa sempre mais e com afinco, eis a missão da solidariedade.

Não se deixe desanimar. Deixe-se ajudar pelas pessoas ao seu redor e ajude aquelas que lhe estendem a mão. Sua vida será mais bonita e feliz. Terá menos espaço para a infelicidade, o stress e a depressão. Sorrisos em seu rosto se abrirão. Também surgirão no rosto do irmão e um mundo melhor, uma nova nação será o resultado final desta grande missão. Solidariedade a gente não esquece. Seus gestos eternizam as vidas humanas.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba