Eleita nova presidência do Regional Sul1

Reunindo  cerca de 130 pessoas a assembléia se realizou entre os dias 7 a 9 de junho. Além da escolha da nova presidência do Regional , os participantes  escolheram o tema para a próxima Assembléia das Igrejas  que acontecerá de 14 a 16 de outubro em Itaici, município de Indaiatuba que desenvolverá o seguinte tema: “Conversão Pastoral e implicação na Nova Evangelização”.
Além da nova presidência eleita, tomou posse a nova Representativa que agora faz parte do Conselho Episcopal para o quadriênio 2011-2015. São estes os novos presidentes dos Sub-Regionais:  Aparecida: Dom Carmo João Rhoden, Bispo da Diocese de Taubaté; Botucatu: Dom Mauricio Grotto de Camargo, Arcebispo de Botucatu; Campinas: Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo da Diocese de Limeira; São Paulo I: Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; São Paulo II: Dom Airton José dos Santos, Bispo da Diocese de Mogi das Cruzes; Ribeirão Preto I (fará a escolha posteriormente por falta de quorum); Ribeirão Preto II: Dom Edmilson Amador Caetano, Bispo da Diocese de Barretos; e Sorocaba: Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo de Sorocaba.

Nas suas saudações finais o novo Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Sherer, fez um agradecimento Diretoria cessante na pessoa de Dom Nelson Westrup. Agradeceu o apoio dos bispos para a constituição da nova direção do Regional Sul 1 – CNBB. Por fim solicitou o empenho de todos para o próximo quadriênio

Segundo o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira, da Diocese de Limeira e o porta-voz da assembleia, a assembleia foi uma oportunidade “reafirmarmos nosso censo eclesial e para fortalecer nossa caminhada como Igreja católica presente no Estado de São Paulo. Foi momento para nos reorganizarmos como Regional Sul 1 com a nova direção e a nova Representativa, e para traçarmos pistas para os diversos eventos que teremos envolvendo o nosso Regional, dentre estes a presença da Cruz da JMJ em nossos sub-regionais nos meses de setembro e outubro/2011, bem como da próxima Assembléia das Igrejas a ser realizada em outubro próximo”, afirma.

Nova Presidência:
presidente, cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, foi eleito para o novo período.
Para Vice-presidente foi reeleito para mais um período, Dom Moacir Silva, bispo da diocese de São José dos Campos, SP.
Secretário Regional Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, foi eleito para os próximos quatro anos.