É Preciso calar e ter silêncio ao redor para poder ouvir a voz de Deus” São padre Pio

Em nossos tempos agitados e barulhentos o silêncio perde cada vez mais o seu espaço e, ao mesmo tempo, é muito mais valorizado por quem o experimenta e recebe dele seus benefícios que são tantos. Silenciar não é tarefa fácil, requer esforço e disciplina. É um caminho de ascese espiritual. Seus benefícios logo se manifestam: mais equilíbrio no trato conosco mesmos, com Deus e com os irmãos. Nele conseguimos nos ouvir melhor, ouvir a Deus, os irmãos e o mundo que nos cerca.

O silêncio conduz a contemplação, a adoração, a cura interior. Conseguimos reequilibrar nossas energias e nossos dons. Redescobrimos nosso verdadeiro eu e sobre o olhar misericordioso do nosso Deus, podemos refazer nossos caminhos e escolhas. O silêncio não se trata apenas da ausência de ruídos exteriores, mas, um calar e fazer sossegar, na presença de Deus, nossa alma. interiormente calados, abertos, sintonizados com nosso criador. um lugar tranquilo e com poucos ruídos externos podem ajudar no silêncio interior, mas na ausência destes espaços, é preciso ainda assim manter esse silêncio interior. Isso só exigirá um pouco mais de ascese e esforço, o que não faz mal pro progresso espiritual.

Que neste dia você possa encontrar um tempo e silenciar teus pensamentos e ações, abandonar-se em Deus e contemplar a sua face misericordiosa que nos conduz a salvação. Silêncio! Olhai o sacrário, Ele está ali a nos esperar e amar. Silêncio… Silêncio!

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba