Dízimo é ser Família

dizimo1)Em sintonia com o Sínodo da Família, o tema foi escolhido para conscientizar e revitalizar o Dízimo em nossas comunidades.
Um roteiro sugestivo está sendo encaminhado para as paróquias para ser utilizado, mantendo assim a mesma linguagem e dinâmica.

Assumir sua missão em família, FAMILIA DE CRISTO.
Pensamos em um mês diferente dos anos  anteriores com a participação de cada Equipe Paroquial! Com dinâmica e criatividade de cada Paróquia com sua realidade!
Sugestão :
PRIMEIRO FINAL DE SEMANA: 07 e 08 de novembro: PREPARAR SAQUINHOS COM “SEMENTES DE GIRASSÓIS”   É uma mensagem sobre o dízimo.
Estas sementes deverão fazer parte do ofertorio e entregue nos finais das missas.
Deverá ser explicado que a semente é o símbolo do Cristão. Assim como o girassol gira com a luz do sol ,
acompanhando o movimento do sol , nós devemos estar ligados luz, que é o próprio Jesus. E se dentro de cada semente existe uma vida pronta para explodir. Nossa vida deve estar pronta para viver a graça de Deus na oração , no testemunho e em família.
Não é para guardar as sementes e sim planta-las e assim que forem florescendo, cada pessoa deve depositá-la em um vaso na Igreja. É claro que isso acontecerá no decorrer dos meses.

Segundo final de semana: 14 e 15 de novembro: CAMINHADA DA PARTILHA E ENTREGUE UM PÃOZINHO NO FINAL DA MISSA E PARTILHADO COM OS  MEMBROS DA FAMÍLIA) nesta semana uma proposta concreta de rezar  um Pai Nosso ao redor da mesa da refeição agradecendo o Pão que nos alimenta, a saúde , trabalho e a união da família.
ORIENTAÇÃO DA CAMINHADA DA PARTILHA: é realizada no momento do ofertorio, conduzida por membros da pastoral e uniformizados que deverão ir frente. Ficará 2 membros da pastoral com a cesta das ofertas na frente do altar onde se realiza a procissão das ofertas. Claro que na assembleia . Todos devem sair dos bancos pela lateral e em procissão pelo corredor central. Antes de iniciar a procissão explicar que devemos nos ofertar e junto com isso nossos sofrimentos, alegrias, saúde, doenças, pessoas que amamos e que precisam ser amadas e com elas nossa oferta material. Que ninguém fique sem participar e que a verdadeira oferta é do coração. Música do ofertório
observação: que todos toquem no cesto como uma oferta viva e que no momento da consagração nossas ofertas se transformaram em Corpo e Sangue de Jesus.

Terceiro final de semana: 21 e 22 de novembro: pode ser um testemunho, ou um teatro com os jovens, ou casais ou crianças estimulando a serem dizimistas. Neste dia deverá ter várias canetas e impressos de inscrição  no plantão do dízimo para os novos dizimistas. Incentivar, estimular as inscrições . Mostrando as benção de Deus quando cumprimos com amor, alegria e fidelidade a graça do Dízimo.

Quarto final de semana: 28 e 29 de novembro: RENOVAÇÃO  DA CONSAGRAÇÃO AOS DIZIMISTAS E CONSAGRAÇÃO DOS NOVOS DIZIMISTAS COM O ÓLEO PERFUMADO. A BENÇÃO E DADA NAS PALMAS DAS MÃOS E NA TESTA. DIZENDO ” Eu te consagro dizimista da casa de Deus!” A consagração é feita pelo padre no momento que ele achar conveniente. A experiência nossa – final da missa é melhor. E após a Consagração entrega um presentinho que poderá ser uma medalha,  um livrinho, uma oração do santo Padroeiro ou uma mensagem especial escrita pelo pároco agradecendo pela sua participação ou outro presente que vcs de cada paróquia achar mais fácil. Fica livre a ideia do presente.
SOMOS UMA FAMÍLIA EM CRISTO E SERÁ DE GRANDE VALOR MISSIONÁRIO,QUE TODOS OS MEMBROS DA EQUIPE PARTICIPEM DA PREPARAÇÃO!
Que Jesus nos abençoe e bom trabalho para todos.

Coordenação diocesana
Pe. Marcos V Rosa