Diocese se despe de Dom Altieri e acolhe mais 5 sacerdotes

Com a Catedral Divino Espírito santo lotada, mais de 2 mil e 500 pessoas acompanharam a ordenação sacerdotal de 5 novos padres, Claudio Rodrigues Silva, Carlos Alberto da Silva, Carlos Alberto Rodrigues, João Marcos da Silva e Marcio Fraga .

A celebração foi emocionante, de modo especial pelas homenagens prestadas ao arcebispo nomeado de Passo Fundo-RS, Dom Antonio Carlos Altieri, que nesta terça-feira, 11, segue definitivamente para sua nova missão.  A Missa foi transmitida, ao vivo, pela TV Canção Nova e contou com a presença do bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira. Em breve, no nosso site, fotos e as mensagens lidas em nome dos neo-sacerdotes, clero, jovens e leigos, e as fotos da homenagem surpresa dos jovens da Diocese de Caraguatatuba.

Dom Altieri tem 60 anos, foi ordenado bispo em 28 de outubro de 2006. Em 5 de novembro do mesmo ano tomou posse como segundo bispo da Diocese de Caraguatatuba. Durante este tempo, assumiu a função de bispo assessor responsável pelo Setor Juventude do Estado de São Paulo (Regional Sul1).

Na Diocese de Caraguatatuba, mostrou-se grande empreendedor. Incentivou a organização física de paróquias e comunidades, reformou completamente o Seminário diocesano Beato Jose de Anchieta e o Propedêutico São Domingos Sávio. Iniciou a grande reforma da Catedral Divino Espírito Santo. Incentivador do trabalho leigo, das ações sociais com especial atenção pelos menos favorecidos. Salesiano, deu vida e espaço para os jovens fortalecendo o setor juventude. Ordenou 18 sacerdotes e criou uma das paróquias mais aguardadas, no bairro da Topolândia, em São Sebastião – Paróquia São Jose. Organizou os diversos Conselhos consultivos – Administrativo, Econômico e Pastoral. Animador das missões e da formação para leigos e leigas, não mediu esforços para que as lideranças pudessem se capacitar para as diversas responsabilidades assumidas. Recebeu impulso e incentivo para maior investimento das estruturas físicas de capelas e igrejas matriz incentivando para isso a conscientização do Dízimo.

No dia 10 de agosto recebeu a visita inédita do Nuncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello por ocasião da inauguração das novas instalações da Cúria diocesana que há dois anos passava por reformas. Apenas não terá tempo para finalizar a reforma da Catedral, tão almejada, mas que já deu passos significativos neste caminho com a renovação de suas estruturas, pintura, e os novos vitrais.

A Diocese,a partir do desta data, entra no que se chama “estado de Sé vacante” e elege entre o clero local um administrador  que responderá pelo Diocese de Caraguatatuba  junto com o Colégio de Consultores até a nomeação de um novo bispo pelo Santo Padre. Quando da saída de Dom Fernando Mason, primeiro bispo, a Diocese permaneceu como “sé vacante” por  1 ano até a nomeação de Dom Altieri.