Dia de Missões na Comundiade do Morro das Moças, Ubatuba

Domingo, 30 de outubro, foi o dia do Mutirão da Evangelização realizado pelas paróquias que pertencem a nossa diocese de Caraguatatuba. Nossa paróquia escolheu a comunidade do Morro das Moças para receber as missões. Foram enviados para lá mais de 20 pessoas que se doaram e se entregaram de coração para realizar as missões de forma crustificante.

Logo pela manhã foi celebrada uma missa de envio na Capela Nossa Senhora das Graças, celebrada pelo nosso Pároco Padre Julián. O evangelho deste dia nos propôs fidelidade naquilo que verdadeiramente dizemos ser nossa fé. Dali a algumas horas sairíamos para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e se não fossemos coerentes com o que pregaríamos, nossas sementes não germinariam. Para tanto o conselho que ficou gravado em nossos corações foi o de que o evangelho é prática. Assumir a nossa pequenez diante de Deus é a maior lição que devemos aprender.

Depois do término da missa nos separamos em duplas ou grupos, e partimos para a nossa missão. Foi uma experiência única e edificante. Percorremos por

caminhos por vezes de difícil acesso, mas nada nos impedia de continuar. Levamos muitos “nãos”, muitas portas nem se abriram, mas a cada contrariedade sentíamos mais e mais o amor de Deus fluindo em nossa caminhada. As casas que nos acolheram foram verdadeiros exemplos da sacralidade de Deus em meio simplicidade de um “sim, pode entrar”. Levar a Boa Nova a essas pessoas foi também uma linda catequese, pois da mesma forma que dividimos aquele pouco que conhecíamos sobre a palavra, quem a ouvia também dividia o pouco que entedia, o que por vezes era muito mais profundo até do que aquilo que tínhamos para falar. Nesse contexto incrivelmente desenhado por Deus, voltamos para a Capela, almoçamos na casa de nossa querida irmã Ângela, que é uma das representantes da comunidade, e na parte da tarde nos dividimos em dois grandes grupos. O primeiro saiu para fazer uma “evangelização ambulante”, onde percorreram as ruas do bairro do morro das moças louvando e anunciado a palavra viva de Deus. O segundo ficou fazendo um momento de recreação para as crianças do bairro, com muita música, brincadeira e lanche pra toda a garotada. Tudo sob a direção dos

seminaristas Felipe Henrique e Carlos Alberto (Carlinhos), que conduziram com grande maestria todo o dia missionário, auxiliando-nos em todos os momentos de possíveis dificuldades.

E foi nesse clima de paz e alegria que encerramos o dia do mutirão missionário. Tenho certeza que essa data ficará marcada para sempre em nossas vidas. Obrigado a todos que nos acolheram. E até o ano que vem, se Deus quiser!

Sergio Barbosa (Pascom)