“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

Muitas são as decisões e os compromissos que precisamos responder ao longo do dia. Nem sempre conseguimos fazer tudo. Na dúvida, o que fazer primeiro? Por onde começar? Como aproveitar melhor o tempo que temos? Nem sempre a resposta é fácil. No entanto, ela se faz necessária.

O caminho apontado por são Francisco de Assis é uma boa dica para resolvermos tudo quanto precisamos na devida ordem a que elas se impõe para cada uma de nós. Ela é válida tanto para o campo social, familiar e do trabalho, quanto para a vida espiritual.

Começar pelo necessário, ou seja, aquilo que não pode de jeito algum faltar, sem o qual não conseguiremos dar os passos seguintes. Em segundo lugar aquilo que é possível. Pode ser que algo que precisamos não tenha os recursos necessários para realizá-lo, daí nem sempre vale a pena insistir, pois, podem indicar tempo perdido. Nem sempre os compromissos e as decisões dependem única e exclusivamente só de nós. As vezes precisamos de recursos ou pessoas especializadas para o bom êxito daquela missão. É preciso verificar antes de começar se todo o necessário ali esta. E, por fim, você perceberá está fazendo o impossível.

Diz um ditado popular que Deus ajuda quem cedo madruga. A experiência da vida nos pede sempre mais esforço e perseverança no cumprimento das missões diárias. Elas não podem se tornar rotina nem tão pouco desmotivadas. É sempre importante refazer o ânimo e seguir em frente. Cada passo dado deve ser celebrado como uma vitória. A cada dia as vitórias de Deus vão acontecendo. è uma experiência escatológica antecipada: são pequenas ressurreições em meio as cruzes de cada dia mas, que nos garantem o sabor e o gosto da eternidade. E nunca se esqueça: o necessário e o possível é você quem faz, auxiliado pela graça de Deus que está em ti. O impossível é Ele, Deus, quem realiza, com a sua ajuda e a sua parte bem realizada anteriormente. O milagre depende e passa pelas suas mãos portanto. Conte com o Senhor neste caminho.

Bruno César de Almeida Silva, seminarista da Diocese de Caraguatatuba