Começa encontro e de estudo e debate sobre as DGAE

Teve início na manhã desta terça-feira, 2, e segue até o próximo dia 4, o Encontro de Estudo e Debate das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). O evento, que reúne 40 participantes, entre assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e secretários executivos dos Regionais, acontece na Casa de Retiros Assunção, em Brasília.

Todo o período da manhã foi reservado abertura e partilha das impressões de cada um sobre as DGAE. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, coordenou o momento que teve a participação de todos os presentes.

De acordo com o secretário, “as DGAE nasceram de uma caminhada que teve início em 2010”. Afirmou ainda que “o texto abraçou o espírito de Aparecida (Documento de Aparecida) e é um importante mecanismo para a elaboração dos Planos de Pastoral das dioceses”, continuou. “Estamos realizando este encontro porque é uma das tarefas mais importantes deste secretariado da CNBB”, concluiu.

Durante todo o encontro, haverá palestras, feitas pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo e pelos teólogos convidados, padre Joel Portella Amado e Agenor Brighenti. Os dois teólogos são os orientadores do encontro.

A programação tem ainda debates e reflexões sobre “A espiritualidade das Diretrizes”; “Gênese e fundamento das Diretrizes”; “As urgências da Evangelização”; “Urgências na ação Evangelizadora e perspectivas de ação”; “Plano de Pastoral e processo de planejamento”; “Passos metodológicos na elaboração de um plano de Pastoral”, entre outros.
Saiba mais sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, acessando o link: www.cnbb.org.br/diretrizes/.