Catedral sedia IV Encontro de Irmandades e manifestações do Divino Espírito Santo

0007O encontro, este ano com o tema “Nossa casa é Sagrada”, é organizado pela Catedral Divino Espírito Santo, Abaçaí Cultura e Arte e Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba durante os dias 5 e 6 de abril, nas dependências da Catedral.

O evento reúne dezenas de representações, de diversas cidades da região, onde a Festa do Divino Espírito Santo é cultural e religiosamente uma tradição. Este encontro prevê a troca de experiências, a reflexão sobre o sentido e presença do Espírito Santo, além das diversas apresentações culturais, ricas em suas tradições.

A abertura solene será no dia 5 de abril (sábado), s 9h, com a entronização das bandeiras do Divino trazidas por diversas cidades entre elas Mogi das Cruzes, Joanópolis, Votorantim, Santa do Parnaíba, Cunha e Salesópolis.
Às 12h haverá a partilha de alimentos preparada pelo Quilombo da Caçandoca e a apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro. No período da tarde, destaque para a apresentação da Folia de Reis Santo Antônio, de Caraguatatuba e a chegada da Imagem de Santo Antônio para o levantamento do mastro. Às 19h30, acontece a Vigília para pedir os Dons do Espírito Santo com a participação do Coral Aparecendo, da cidade de Aparecida e em seguida a apresentação do Abaçaí Balé Folclórico, um espetáculo cultural.

A programação do Encontro continua no dia 6 (domingo), saindo em carreata da Comunidade católica Divina Providência, no bairro do Rio do Ouro, em direção foz do Rio Santo Antônio, para acolher a imagem do Divino que será trazida pelo Padre Alessandro H. Coelho, numa embarcação pelo Rio Santo Antônio. Em carreata, a imagem segue para a Catedral onde será realizada a Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos Chacorowski. Durante a Missa, haverá a apresentação do grupo Cantante Adoremus da cidade de Joanópolis.

Às 11h, será realizada a tradicional cavalgada, saindo da Praça de Eventos em direção á Catedral com a participação de aproximadamente 60 cavaleiros. Já na igreja, prosseguem apresentações culturais e a distribuição do tradicional Afogado, prato típico de carne e mandioca, que é preparado durante a madrugada por uma equipe de festeiros.
Este ano, estão previsto a utilização de cerca de 200 quilos de carne somente para este momento. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas participaram do almoço gratuito. Para Padre Alessandro H. Coelho, este é um momento especial onde todos se reúnem ao redor da mesa para partilhar os alimentos, assim como durante os momentos anteriores se reuniu para partilhar as experiências de vida e espiritualidade. O almoço conta com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira Matutos da Mantiqueira, da cidade de Joanópolis.

Confira abaixo a programação completa:

IV Encontro de Irmandades e Manifestações do Divino Espírito Santo – Tema: Nossa Casa é Sagrada

De 4 a 6/4 – sexta, sábado e domingo – Catedral Divino Espírito Santo

Dia 4/4 – sexta-feira
13h30 –
Implantação da Bandeira da Paz na Escola Estadual Dr. Eduardo Correa da Costa Junior, saída da Caminhada pela Vida pelas principais ruas do bairro do Tinga, Implantação da Bandeira da Paz na Escola Estadual Antônio Alves Bernardino, Implantação da Bandeira da Paz na EMEI Professor Lúcio Jacinto dos Santos e Chegada da Caminhada pela Vida com Implantação da Bandeira da Paz no CIDE – Tinga com Plantio de Árvores pelo bairro

20h – “O Divino sopra onde quer” – Encontro com os devotos da Catedral Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
5/4 – sábado

8h  Credenciamento e café comunitário

9h  Abertura solene – Salão Paroquial

10h – Entronização das bandeiras, Oração inicial, Relatos (As comunidades dão-se a conhecer) e Abertura do Império

12h – Oração e Mesa partilhada – Quilombo da Caçandoquinha e Apresentação da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro