• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

“Buscai ao Senhor enquanto ele se deixa encontrar.”

Veja mais notícias

Nosso ser é marcado pela experiência da busca. Buscamos respostas para nossas perguntas e tão logo já surgem outras no lugar. A expectativa, a falta, o desejo são sinais deste ser em constante busca. Isso se explica em partes quando reconhecemos que o ser humano não pode tudo, é um ser limitado. O limite e o desejo de superar os limites são próprios de nossa natureza humana.

A tradição cristã, de modo especial os santos, viram nesta busca permanente o desejo de Deus impresso em nossos corações. Santo Agostinho e sua célebre frase ajudam-nos a perceber tal situação com clareza: “Senhor, nosso coração está inquieto e só encontrará repouso quando descansar em vós”. O Catecismo da Igreja nos fala do desejo permanente de Deus que toda alma humana experimenta. Vale ressaltar que somente Deus pode preencher esta busca mediante uma espiritualidade madura e permanente. A oração, a meditação das Escrituras Sagradas, a leitura da vida dos santos, a contemplação e a adoração ao Santíssimo Sacramento constituem como que meios privilegiados de encontro com Deus, que se deixa encontrar a cada dia por quem o procura.

Poderíamos ainda aqui refletir sobre a imagem de Deus que é totalmente amor. Que se relaciona paternalmente com seus filhos amados. Brinca conosco, escondendo-se por detrás das montanhas, vela e desvela sua face amorosa, sempre no desejo de ser presença amiga e bendita na vida de todos nós.

Quem sabe você neste dia busque um dos meios privilegiados de encontro com Deus e faça a experiência de uma relação ainda mais íntima, amorosa e filial com Deus, nosso Pai. Ele está sempre a nos esperar. Seu desejo é  o nosso sorriso, nosso bem, nossa felicidade. Que seu dia seja mais uma possibilidade ímpar de encontro com o Mestre dos mestres.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba