Bispos esclarecem sobre utilização de termos indevidos

Os bispos das dioceses que formam Província Eclesiástica de São Paulo, presidida pelo cardeal com Odilo Pedro Scherer, emitiram nesta quinta-feira (30/11), uma nota de esclarecimento aos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a utilização indevida de termos e expressões derivadas da fé católica.

“Atualmente, várias Igrejas e Comunidades Cristãs, não unidas ao Papa e aos bispos em comunhão com ele, apresentam-se como ‘católicas’, ‘católicas apostólicas’, ‘católicas carismáticas’, ‘católicas renovadas’, ‘católicas apostólicas ortodoxas’, ‘católicas apostólicas brasileiras’.

Diversas pessoas e iniciativas religiosas são apresentadas como ‘católicas’, utilizando os mesmos sinais já tradicionais da nossa identidade católica apostólica romana (nomes, títulos, vestes clericais e litúrgicas, símbolos, textos litúrgicos…)”, diz a nota.

Também de acordo com os bispos, “a falta de clareza no âmbito das organizações religiosas ditas ‘católicas’ é motivo de perplexidade, confusão e desorientação para os fiéis”.

A íntegra da nota pode ser lida no site www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Do site da Arquidiocese de São Paulo