• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Bispos esclarecem sobre utilização de termos indevidos

Veja mais notícias

Os bispos das dioceses que formam Província Eclesiástica de São Paulo, presidida pelo cardeal com Odilo Pedro Scherer, emitiram nesta quinta-feira (30/11), uma nota de esclarecimento aos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana sobre a utilização indevida de termos e expressões derivadas da fé católica.

“Atualmente, várias Igrejas e Comunidades Cristãs, não unidas ao Papa e aos bispos em comunhão com ele, apresentam-se como ‘católicas’, ‘católicas apostólicas’, ‘católicas carismáticas’, ‘católicas renovadas’, ‘católicas apostólicas ortodoxas’, ‘católicas apostólicas brasileiras’.

Diversas pessoas e iniciativas religiosas são apresentadas como ‘católicas’, utilizando os mesmos sinais já tradicionais da nossa identidade católica apostólica romana (nomes, títulos, vestes clericais e litúrgicas, símbolos, textos litúrgicos…)”, diz a nota.

Também de acordo com os bispos, “a falta de clareza no âmbito das organizações religiosas ditas ‘católicas’ é motivo de perplexidade, confusão e desorientação para os fiéis”.

A íntegra da nota pode ser lida no site www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

Do site da Arquidiocese de São Paulo