Assessor diocesano participa de encontros no Regional Sul 1

O Diácono Carlos Alberto,assessor das pastorais da Educação e do Menor da Diocese de Caraguatatuba  participou nos últimos dias, em São Paulo, de dois momentos de formação. O primeiro, o 3º Encontro do “PAR”- Programa de Assistência Religiosa, com o objetivo de consolidar o Programa de Assistência Religiosa nas Fundações Casa ou Unidades de Internação. Segundo o diácono, falou-se muito sobre a importância de uma espiritualidade que dê ao adolescente ou jovem uma identidade e que essa identidade tem que acontecer por meio da Evangelização. Mesmo sendo uma diversidade de religiões dentro das Unidades, pensa-se que o Ensino Religioso deva ser Confessional. Estiveram presentes 13 dioceses do Regional Sul 1 e a presença da Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor, a Srª Marilena, reside atualmente em Belo Horizonte, e também a presença do Padre Júlio Lancelot .

Outro momento aconteceu em Araras-SP , no Encontro Regional da Pastoral da Educação. Onde estavam presentes representações de 20 Diocese do Estado de São Paulo. O Bispo referencial da Pastoral da Educação Regional, Dom Caetano Ferrari, atual Bispo de Bauru SP, motivou o encontro e salientou que mesmo frente as dificuldades nunca desistir. O encontro contou com a presença de conferencistas entre eles Frei Carlos Josaphat, falando sobre o Vaticano II. Todos apresentaram a importância que a Igreja deve ter nas Escolas, por isso a luta da Pastoral da Educação em voltar o Ensino Religioso.  Já esta marcado para os dias 31/08 02/09 o Encontro Nacional da Pastoral da Educação e Ensino Religioso a ser realizado em Brasília DF.

A Diocese de Caraguatatuba está caminhando para a consolidação destas duas pastorais e faz o convite aos interessados em atuar neste campo. Caso você queira participar mande um e-mail para: diaconobeto@uol.com.br.