• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Anunciada a data oficial da JMJ Rio 2013

Veja mais notícias

Cidade do Vaticano (RV) – O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, anunciou terça-feira pessoalmente RV a data oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: o evento juvenil se realizará de 23 a 28 de julho, período durante o qual será aguardada a visita do Papa Bento XVI.

A data oficial foi decidida na reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), que é o Comitê Organizador Central da Jornada, e a comissão do Comitê Organizador Local (COL) do Rio, que veio a Roma especialmente para isso.

A COL é constituída pelo presidente da comissão e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, os dois bispos auxiliares que acompanham mais diretamente a Jornada, Dom Antônio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, Mons. Joel Portella Amado, da coordenação geral, e os Padres Márcio Queiroz, responsável pela Comunicação, e Renato Martins, responsável pelos Atos Centrais.

Entre as questões tratadas esteve também a escolha da logomarca da JMJ Rio2013. Um concurso foi realizado para a escolha do símbolo oficial e mobilizou pessoas de todo o Brasil e de outros países que enviaram seus trabalhos ao COL. Os melhores desenhos foram selecionados e trazidos pela Comissão ao PCL, que escolheu a logo finalista. Segundo Dom Orani João Tempesta, a logomarca será apresentada em breve.

Eis o anúncio de Dom Orani:
“A data já foi definida como definitiva: 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. As pré-jornadas e dias das dioceses serão anteriores a esta data. Esta, portanto, será a data da chegada do Santo Padre ao Rio de Janeiro: de 23 a 28 de julho”.

“Também definimos e escolhemos a logomarca da Jornada. Foi escolhida e em breve, a apresentaremos ao povo, Igreja e imprensa. Ela vai ser, digamos, a cara da JMJ. O hino ainda está em concurso, então não podemos adiantar ainda nada, mas o concurso ainda está válido até o final de janeiro, quando será escolhida a letra e depois a melodia. Também marcamos o encontro com o Pontifício Conselho para os Leigos em fins de fevereiro, e em seguida, teremos outro encontro aqui em Roma, com os organizadores do evento de 2011 em Madri e de 2013 no Rio. Será na Casa Mondo Migliore; queremos fazer uma avaliação da JMJ de Madri e receber orientações para a JMJ do Rio para todos os representantes dos países que virão participar. Serão mais de 300 pessoas, na semana que antecede o Domingo de Ramos. No Domingo de Ramos, teremos a possibilidade de trazer para a Praça São Pedro uma réplica da imagem do Cristo Redentor, pois o Domingo de Ramos é normalmente o dia em que o Papa fazia a entrega da Cruz, que já foi entregue porque faltam apenas dois anos para a Jornada. Então, fizemos a proposta de trazer esta réplica como um sinal da JMJ no Rio de Janeiro. Tomamos também decisões, recebemos orientações sobre outros dados, tivemos reuniões e esclarecimentos sobre as inscrições, o site, o provedor e tudo mais sobre a JMJ2013”.

Com estes novos detalhes, sentimos que a JMJ Rio2013 se aproxima. Como o Sr. vive esta expectativa hoje?

“Vivo esta expectativa com muita alegria e responsabilidade desde que fomos escolhidos como sede da JMJ2013. Todas as semanas, temos reuniões com a equipe, com a comissão organizadora; vemos que são tantos assuntos, tantas questões, que uma vez por semana não é suficiente. Temos reuniões menores, toda a Comissão está empenhada em fazer o melhor. Ao mesmo tempo, apesar de todas as dificuldades, como a pobreza do país, queremos fazer a melhor Jornada possível para receber aqueles que virão do mundo inteiro de ser um momento de experiência com Deus; para a juventude encontrar Jesus Cristo e transformar este mundo num mundo melhor. Creio que é uma grande responsabilidade, mas confiamos na graça de Deus”.

A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens para celebrar a mensagem de amor, paz e união pregada por Jesus Cristo. Idealizada pelo beato João Paulo II, o encontro dura aproximadamente uma semana. A última edição da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu cerca de dois milhões de jovens do mundo inteiro.

O site oficial da JMJ Rio2013 é: www.rio2013.com