• caraguatatuba
  • ilhabela
  • são sebastião
  • ubatuba

Aberto Quinquênio Jubilar 2014 * 2019

Veja mais notícias

023Na noite deste 1º de Maio, na Catedral Divino Espírito Santo, a Igreja diocesana fez festa e celebrou seu aniversário de 15 anos. Além de dar graças, assumiu em conjunto, clero, e comunidade, passos importantes para sua caminhada pastoral e religiosa. Além da apresentação dos projetos, Dom José Carlos Chacorowski anunciou as próximas ordenações, confirmada para o dia 15 de agosto de 2014 quando será ordenado presbítero o Diácono Vladimir Coelho e diácono, o seminaristas Carlos Alberto Lemos. Também o seminaristas Lucas Santos Farias deverá receber em data a ser confirmada, os Ministérios do Leitorato e Acolitato.
Veja fotos deste momento celebrativo no nosso Album digital ( https://www.flickr.com/photos/dioc_caraguatatuba/)e na página do Facebook ( https://www.facebook.com/diocese.caraguatatuba).

133

vladi2

Mensagem escrita pelo Pe. Mauro Jose Ramos  por ocasião da comemoração dos 15 anos.

IGREJA MENINA, MOÇA E MULHER

Levanta-te Igreja Menina Moça, hoje é tua festa de 15 anos. Adorna-te bela e prepara-te para ser Mulher!

Oh minha linda menina Igreja… Veja como você cresceu! Enfeita-te linda com este vestido de renda e babados embalados pelos ventos e brisas de teu mar. De pedrinhas e de bordados, de transados e de nozinhos, como o caiçara gosta de organizar.

Jovem Diocese usa este teu colar de 17 pérolas que a nossa história fez criar. Cada uma delas representa nossas paróquias que ao teu pescoço, como jóias reluzentes, com o nome de seus santos, que todo mundo vê brilhar.

No decote discreto do corte de cetim coloca este lindo broche, trata-se de um delicado pássaro de ouro branco, cujas penas das pequenas asas são mescladas pelo brilho da mais fina prata, no lugar do olho ele traz pedras ofuscantes de um precioso e trabalhado diamante. A pequena jóia em forma de pomba representa a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Coloca-o acima do seio. Ficou bonito de ver!

Organiza este teus cabelos encaracolados de Mata Atlântica, e deixa cair suavemente alguns cachos de cachoeiras de água doce a se misturar nos teus ombros de areia e de praia. Deixa-se pentear, todos os dias, pelos mais belos pores do sol e pelos mais bonitos amanheceres da costa brasileira… Igreja litorânea e nossa.

Teu sangue é quente e dinâmico… E tuas veias são feitas de rodovias novas, duplicadas e promissoras que a cada temporada fervilham de carros e gente trazendo e levando Deus para dentro de nossas matrizes e comunidades. Em tuas veias corre água doce e salgada, corre petróleo, corre o gás do pré-sal, corre os interesses políticos, mas também corre os interesses teológicos, corre a fé do nosso povo, corre o sangue de Cristo das nossas celebrações…

Igreja Menina, Moça e Mulher… Novo é o teu Bispo, Nova é tua Catedral, Novas sãos tuas Igrejas, Novos são teus sacerdotes e consagrados, Novo é teu povo e tua história… Teu amado Jesus te espera glorioso para bailar contigo a valsa da maturidade.

Que te falta ainda Igreja Menina para te a lançar nesta valsa da Adultez? Amado Jesus ensina-nos a incluir os pobres em nossa evangelização, não apenas em nosso discurso, mas também em nossa ação. Para isentá-los da vergonha de ter que morar nas praças, nas ruas e sob as pontes…

Que te falta ainda Jovem Igreja para te lançar nesta valsa do Amor? Ensina-nos Jesus a bailar a dança da vida e salvar os jovens do Litoral Norte da morte iminente das Drogas. E livrai-nos de ser manchete de jornal como o lugar mais violento do Estado de São Paulo.

Que te falta ainda Igreja Moça para te lançar nesta valsa da Alteridade? Cristo ensina-nos ser plenamente humanos, irmos além de nós mesmos, e fugirmos do interesse pessoal e estender a mão ao outro dando lhe dignidade na saúde, na educação, na segurança pública, na integridade social e também na fé.

Igreja Mulher… Vê-se que levas mão a chama da vida… Assim como Maria Santíssima és convidada a promover a luz em todos os seus filhos e filhas… Acenda em nós as velas dos futuros anos. As luzes da Esperança que vive sempre. E como tua vocação é gerar a luz… Depois que acender as nossas velas e depois que dançar a sua valsa… Não se preocupe se a vela acabar e não se preocupe se a música parar de tocar pois o importante será acender o coração e com Jesus Cristo, dançar para sempre essa canção… (Ave Maria de Charles Gounod)

Padre Mauro José Ramos.