“A juventude não é apenas um período da vida… mas, uma qualidade da alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” (Beato João Paulo II)

Estamos cada dia mais próximos do grande evento mundial católico em favor de nossa juventude, a jornada mundial da juventude, desta vez realizada no Rio de Janeiro. Uma oportunidade ímpar de sentir a força renovadora do jovem na Igreja. Neste ano, ano da fé, em que somos desafiados a reconquistar a alegria de crer num mundo espiritualmente desertificado, estamos, sem dúvida, diante de uma fonte de vida a jorrar. Dizia minha avó que ser jovem é um direito em qualquer idade, exatamente porque se refere não apenas a uma fase da vida, mas a um estado de vida, de consciência, de desejo de viver e experimentar das belezas que o criador nos disponibiliza. Ser jovem é um abrir-se ao novo que vai chegar, acolher as surpresas e transformá-las, aplicar sentidos novos em antigas estruturas. Queremos todos beber desta fonte que é a juventude, que luta por valores cristãos, que se empenha de verdade e com afinco na construção do mundo novo e que faz acontecer os seus projetos, sempre na confiança em Deus que é autor de toda a graça e na garra própria de quem sabe onde quer chegar. Ser jovem é ser construtor da paz no presente e semeador da esperança no futuro: em qualquer idade, em qualquer situação. E você? que anseios de juventude tem tomado seu coração? Quem sabe neste dia sua oração seja um pedido a Deus para renovar sua juventude, para trazer calma e paz a teu coração e esperança para o que há de vir? Não se esqueça: a verdadeira juventude não tem idade mas tem identidade: Cristo Jesus.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba