“A humildade brota do autoconhecimento.” Santa Catarina de Sena

A palavra humildade tem seu radical na palavra húmus, terra fértil. É também a virtude que uma pessoa adquire quando procura viver no mesmo nível dos outros, não se considerando melhor que ninguém e nem inferior que os outros. É considerar que todos temos a mesma dignidade, a todos devemos tratar com cordialidade, respeito e simplicidade, tudo fundamentado na honestidade.

Para adquirir tal virtude é preciso um trabalho interior de autoconhecimento. Quanto mais revisitamos nossas origens, mais poderemos cultivar desta fundamental virtude. O conhecimento de Deus, ser superior e infinitamente mais perfeito que o ser humano pode contribuir na busca da aquisição da virtude. Ele que não precisava, fez-se pequeno como nós e veio a assumir nossa condição humana precária, simplesmente por amor a cada um de nós. Na história da Igreja todos aqueles que se santificaram buscaram na virtude da humildade uma forma de superação de seus limites, de vitória sobre o pecado, constituiu forte arma na luta contra os demônios e como caminho de autoconhecimento e conhecimento de Deus e dos outros irmãos.

Quem sabe neste dia você também não deseje crescer ainda mais nessa virtude tão simples que nos faz mais nós mesmos… Quem sabe não estamos num bom dia para pedirmos de Deus esta virtude e fazermos a experiência de uma vida simples porém feliz. A mais perfeita liberdade humana consiste em fazer a vontade de Deus na humildade, reconhecendo nossa pequinês e sua grandiosidade, bem como perceber que os seus projetos para nossa vida são fonte de benção e santificação. Entregue-se a Cristo e deixe ele mesmo cuidar de você.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba