“A Amizade cuja fonte é Deus nunca se esgota.” Sta Catarina de Sena

Hoje é mais um dia especial em que podemos dar graças a Deus pelo dom de nossa vida e pela vida de nossos amigos. Se de um lado a experiência humana pode ser pesada e cheia de riscos, por outro, ela é permeada de bons acontecimentos, de pessoas que marcam nosso caminho e nos ajudam a tornar a vida um grande sucesso. Deus nos criou para o bem, para a justiça e o amor. Não vivemos sozinhos. Dependemos uns dos outros. Nossa felicidade passa pela felicidade do outro. A amizade fiel e verdadeira gera gestos de partilha e de fraternidade. Desde a xícara de café ou açúcar emprestada entre vizinhos porque chegou uma visita de repente, aos maiores gestos de companheirismo são frutos que nascem de uma amizade verdadeira entre dois corações tocados e inflamados pelo bem, verdade e justiça.

Lembra-nos a escritura que Jesus não nos quis chamar de servos mas de amigos. E explicou o porquê: o servo não sabe o que faz o seu senhor. O amigo sim, sabe tudo e tudo compreende. É um versículo interessante para compreendermos que a verdadeira amizade passa pelo coração, sede dos sentimentos e casa interior de cada homem e mulher.

Que neste dia possamos visitar nossa morada interior e descobrir e reencontrar lá com os verdadeiros amigos e os mais nobres sentimentos. Eles fazem nossa existência mais bonita e cheia de vigor. Não se assuste se lá encontrar o melhor dos amigos: Deus. Lá no seu coração é sua casa preferida e ele gosta de passar seus dias lá, cuidando e revelando tudo que possa gerar vida. Deus é o amigo fiel que zela e vela por seus amigos, dia e noite sem cessar. Tantas vezes o buscamos fora, nas realidades externas e a grande descoberta é que ele está em nós. Santo Agostinho: “Eis que procuravas fora e estavas dentro de mim”.

Seminarista Bruno César de Almeida Silva, Diocese de Caraguatatuba