35ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 começa na próxima sexta-feira

De 18 a 20 de outubro, Bispos, padres, religiosas e leigos de todo o estado de São Paulo estarão reunidos em Indaiatuba, Itaici, SP, para participar da 35ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB.
A «RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA» luz dos Estudos 104 da CNBB «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia» e luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a JMJ é o principal tema da Assembleia. O cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB fará a abertura do evento na capela do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) – Vila Kostka, Itaici, a partir das 14h, do dia 18/10.
Conforme dom Tarcísio Scaramussa, secretário-geral do Regional, “a reflexão sobre o tema da assembleia terá uma iluminação inicial com uma palestra de Dom Pedro Carlos Cipolini, que é também membro da comissão da CNBB de redação do documento. Em seguida, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues apresentará cinco experiências de novas formas de comunidades evangelizadoras: SINE (Sistema Integral da Nova Evangelização), Missões Redentoristas, Missões Populares, Células Católicas, Alpha. Depois haverá partilha de outras experiências, em grupos e plenário. E, finalmente, indicação de linhas comuns de ação e de sugestões para a próxima Assembleia Nacional da CNBB, com síntese de Dom Júlio Endi Akamine. Esta metodologia foi pensada para privilegiar na Assembleia a dinâmica de participação de seus integrantes, bispos, padres e leigos”, explica Dom Tarcísio.
Bispos, Padres subsecretários das Sub-regiões de Pastoral, Padres coordenadores de Pastoral, bem como representantes das equipes, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos do Regional, confirmaram presença no evento, além de leigos e leigas representando a delegação de cada diocese. No total, estão previstos 220 participantes.
O término da assembleia acontecerá no dia (20) s 12h.
Chama-se Assembleia das Igrejas, porque conta com a participação das Dioceses (Igrejas Particulares) do Estado de São Paulo. A característica dessa assembleia é a principal colaboração de leigos representantes das dioceses.

Da Diocese de Caraguatatuba participam Dom José Carlos, Pe. Sergio Lúcio, e como convidados escolhidos pelo CDP, Pe. Mauro José Ramos e as leigas Fernanda Maria (Setor Juventude) e Sinara Matos (CPP Par.São Sebastião)

De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012/SP CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL – SUL 1 Rua Conselheiro Ramalho, 726, Bela Vista 01325-000 – SÃO PAULO – SP  11-3253-6788  cnbbs1@cnbbsul1.org.br www.cnbbsul1.org.br Release