Um dia de formação missionária para não mais terminar…

A Ação Missionária da Diocese de Caraguatatuba, assessorada pelo Padre Antonio Maria Lopes Chagas, reuniu neste sábado 70 pessoas de 11 paróquias da diocese. O encontro aconteceu na Catedral Divino Espírito Santo para tratarem sobre o tema: Paróquias Missionárias: pedagogia da abordagem na visitação. Entre as lideranças da diocese, estavam presentes 6 sacerdotes, 2 religiosas e 5 seminaristas.

O dia foi comandado pela Irmã Dirce Gomes da Silva, assessora da Dimensao Missianária da CNBB, que com alegria e ardor missionário empolgou a todos. O encontro contou com a presença do Administrador Diocesano Pe Inocêncio Xavier que pediu oração a todos pela diocese neste período de Vacância.

A iniciativa diocesana vai de encontro com uma das prioridades pastorais do Litoral Norte do Estado de São Paulo que é a Missionariedade e a Formação das lideranças. O objetivo também é celebrar este ano mais um Mutirão Missionário Diocesano, que acontecerá no dia 21 de Outubro, onde a diocese inteira se unirá em iniciativas missionárias nas suas 17 paróquias e centenas de comunidades.

Alguns compromissos assumidos:

• A missão tem que começar de dentro da Igreja;
  • A colaboração direta dos padres: párocos e vigários;
  • Uma pastoral que inclua todas as pessoas sem discriminação;
  • Formação Missionária para as lideranças diocesana;
  • Formação Missionária para os visitadores missionários;
  • Dar visibilidade aos trabalhos e ações missionárias da diocese;
  • Encontros bíblicos e celebrativos;
  • Celebrações missionárias nas comunidades;
  • Ter a consciência de que somos eternos aprendizes;
  • É preciso ter coragem de sair do discurso e ir a prática.

Ao final, Irmã Dirce, abriu para a partilha. E entre os testemunhos falou a Senhora Benedita, a Senhora Nilde, a Irmã Canossiana Margarita, o Seminarista Propeteutico Rafael, o Padre Elimar. Todos foram unânimes em dizer que este momento contribuiu imensamente para fazer arder o coração de toda a diocese. Todos sentiram que agora é o momento de voltar para as comunidades e contar a todos o que vimos, o que ouvimos, o que sentimos e o que as nossas mãos apalparam.

Concluindo o encontro, Padre Antonio Maria, carinhosamente agradeceu a presença de todos e com ternura presenteou a Irmã Dirce, assessora da CNBB, com uma preciosa e brilhante imagem do Espírito Santo, padroeiro da Catedral e da nossa diocese juntamente com Nossa Senhora das Graças. Em seguida convidou o Administrador Diocesano Padre Xavier que novamente valorizou todas as motivações discursadas durante o dia. Entre elas o: protagonismo dos leigos na evangelização porta a porta; que nossas lideranças, como discípulos, abracem de verdade essa Igreja missionária; e nos lembra outra vez a grande oportunidade que vamos ter com o Mutirão Missionário Diocesano, no terceiro final de semana de Outubro, agradecendo imensamente o trabalho do Padre Antonio e convocando a todos para assumirmos com o padre e a irmã este chamado de Deus para o nossa Diocese de Caraguatatuba.

Colaboração: Padre Mauro José Ramos – Pároco da Paróquia São João Batista – Poiares – Assessor Diocesano da Animação Bíblico Catequética